Etanol: recuperação dos preços, porém estoques ainda elevados

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Etanol: recuperação dos preços, porém estoques ainda elevados

02/02/2024

Compartilhe:

O preço do hidratado apresentou recuperação nas últimas semanas de janeiro, e pode estar associado ao aumento da demanda pelo biocombustível. Porém, os estoques elevados podem continuar pressionando preços.

 

Em Paulínia, a cotação do hidratado chegou a R$ 2,23/l no final de janeiro (26/01), sem impostos, representando aumento de 11,7% comparado com 30 dias atrás (26/12). O incremento de preço pode estar atrelado ao aumento da demanda pelo biocombustível, e às ações de propagandas a fim de apresentar benefícios da utilização do etanol para a população, realizado pela UNICA.

 

Do lado da oferta, segundo dados da UNICA, a produção total de etanol atingiu na 1ª quinzena de janeiro 0,3 milhão de m³, alta de 39,9% comparado com a mesma quinzena da safra anterior. No acumulado de safra, a produção total de etanol chegou aos 31,8 milhões de m³, alta de 14,8% em relação ao mesmo período de 2022/23. Desse total, 12,8 milhões de m³ foram de anidro e 19 milhões de m³ de hidratado, representando aumento de 8,5%e 19,4%, respectivamente, no mesmo comparativo.

 

Em relação à demanda de hidratado, as saídas das usinas para o mercado interno, segundo dados da UNICA, cresceram em janeiro em 39,1%, atingindo 1,8 milhão de m³, comparado com janeiro de 2023, e nos primeiros 15 dias do ano foram 796 mil m³, alta de 83,8% frente a 1ª quinzena de jan/23. No acumulado, as saídas para o mercado interno foram 11,9% maiores no mesmo comparativo.

 

Com o crescimento da oferta de etanol, dado o aumento do volume de moagem da cana, a demanda pelo biocombustível mesmo em crescimento ainda é menor que a produção. Tal fato resulta em estoques de hidratado mais elevados e pressionam o preço com o adicional da expectativa de início de safra antecipada em meados de março. As paridades entre hidratado e gasolina C continuam favoráveis ao biocombustível nos principais estados consumidores de etanol. No caso de São Paulo, na semana de 21 a 27 de janeiro a paridade está em 58,8%.

 

 

Fonte: RPAnews

MAIS

Notíciais Relacionadas