Euro sobe mais após o BCE aumentar as taxas de juros em 50 pontos

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Euro sobe mais após o BCE aumentar as taxas de juros em 50 pontos

21/07/2022

Compartilhe:

O EUR/USD subiu na quinta-feira depois que o Banco Central Europeu decidiu aumentar as taxas de juros em 50 pontos-base em uma tentativa de conter inflação.



Às 10h55, subia 0,29%, cotado a U$1,0207,  continuando uma recente recuperação da paridade com o dólar.



O BCE disse que aumentará a taxa de seu depósito, que fornece o piso efetivo para as taxas do mercado monetário do euro, em 50 pontos base para 0%, encerrando um experimento de nove anos com taxas oficiais negativas taxa de juros. A taxa de refinanciamento e a taxa de empréstimo marginal também aumentarão 50 pontos base, respectivamente, para 0,5% e 0,75%.



O banco havia dito em sua última reunião que pretendia aumentar a taxa de depósito em 25 pontos base em julho, com um aumento maior possível em setembro, dependendo do progresso da inflação. A taxa anual da inflação na zona do euro subiu mais do que o esperado para 8,6% em junho, de acordo com dados divulgados no início desta semana pelo Eurostat, levando a um recálculo abrupto por parte do banco central.



Os formuladores de políticas também sinalizaram que novos aumentos nas taxas "serão apropriados", com os custos dos empréstimos definidos para serem decididos em uma "abordagem reunião a reunião".



Enquanto isso, uma nova ferramenta financeira foi aprovada para evitar uma explosão nos rendimentos da dívida soberana entre as economias mais fortes do norte da Europa e suas contrapartes mais fracas no sul do continente. Mas é improvável que o chamado 'Instrumento de Proteção de Transmissão' impeça as taxas de mercado de longo prazo de subirem em termos absolutos, mesmo que aumente as taxas oficiais.

 


Fonte: Investing.com

MAIS

Notíciais Relacionadas