A Guatemala exportou 236 mil toneladas de açúcar refinado até agora nesta temporada. 155 mil toneladas desta quantidade são fracionadas, o que significa que a Guatemala já exportou 60% de sua disponibilidade aqui.
Acredita-se que ela exportará 850 mil toneladas de açúcar refinado no total nesta temporada.
A Guatemala exportou 30 mil toneladas a mais de açúcar refinado do que no ano passado. Isso é interessante porque sua colheita de cana foi atrasada após o furacão de novembro.
Colheitas atrasadas geralmente levam a remessas mais lentas, pois menos açúcar está disponível no início da temporada. No entanto, um grande volume foi entregue até o vencimento de dezembro, independentemente dos atrasos.
As entregas para o açúcar branco de dezembro deve ser breakbulk (carga geral), o que nos dá uma indicação do que fez e o que não fez naquela entrega.
O seu início rápido significa que as usinas não terão uma quantidade significativa de açúcar para entregar até o vencimento de março próximo. E se esse ritmo de exportação continuar, a disponibilidade de açúcar refinado da Guatemala será pequena no final da temporada.
Para onde foi esse açúcar?
130 mil toneladas de refinado da Guatemala foram para casas africanas; especialmente em navios fracionados. 16 mil toneladas ainda não foram declaradas e estão sendo carregadas em Puerto Quetzal.
Fonte: Czarnikow