Fed eleva juros em 0,75 ponto percentual e reforça compromisso em trazer inflação de volta à meta

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Fed eleva juros em 0,75 ponto percentual e reforça compromisso em trazer inflação de volta à meta

27/07/2022

Compartilhe:

O Federal Reserve anunciou a sua decisão de política monetária na tarde desta quarta-feira (15) com a elevação dos juros em 0,75 ponto percentual, para uma faixa de 2,25% a 2,50%, em linha com a média das previsões do mercado. A decisão foi unânime. Este foi o segundo aumento dessa magnitude e a quarta alta seguida da taxa este ano.

 

“Os indicadores recentes de gastos e produção se suavizaram. No entanto, os ganhos de emprego foram robustos nos últimos meses e a taxa de desemprego permaneceu baixa. A inflação permanece elevada, refletindo desequilíbrios de oferta e demanda relacionados à pandemia, preços mais altos de alimentos e energia e pressões mais amplas sobre os preços”, diz o comunicado que acompanhou a decisão.

 

O Comitê prevê que os aumentos contínuos serão apropriados. Além disso, afirma que continuará reduzindo participações em títulos do Tesouro e dívida e títulos lastreados em hipotecas. “O Comitê está fortemente comprometido em devolver a inflação ao seu objetivo de 2%”, diz o texto.

 

O comunicado também afirma que as avaliações do Comitê levarão em conta uma ampla gama de informações, incluindo condições do mercado de trabalho, pressões inflacionárias e expectativas de inflação e desenvolvimentos financeiros internacionais.

 

“A decisão foi unanime e eles estão comprometidos com esse objetivo de 2%, o que não vai ser um trabalho muito fácil, principalmente porque continuam indicando que os dados estão fortes, principalmente os de mercado de trabalho. Se o Fed está fortemente comprometido em trazer a inflação para a meta e o cenário não melhora, vai ter muita coisa para subir de taxa ainda”, afirma Juan Espinhel, especialista em investimentos da Ivest Consultoria.

 

Espinhel diz que apostar em uma alta de 50 pontos base na próxima reunião pode “ser meio fora da realidade”.

 

Jerome Powell, presidente do Federal Reserve, vai comentar a decisão às 15h30 (horário de Brasília).

 

“Esperamos que Powell repita mensagens similares às da reunião de junho, afirmando que a inflação está muito alta, que o Federal Reserve está comprometido em restaurar a estabilidade de preços e que alguma dor é necessária para trazer a inflação para baixo”, afirma o BofA, em relatório. A dúvida é se o presidente do Fed fará alguma menção aos riscos de recessão no país, que tanto têm mexido com o mercado.

 

Fonte: InfoMoney

MAIS

Notíciais Relacionadas