A prévia do produto interno bruto (PIB) dos Estados Unidos subiu 2,9% a ritmo anualizado no quarto trimestre de 2022. O resultado ficou acima das projeções do mercado de alta de 2,5%.
Vale lembrar que, no primeiro trimestre, o PIB americano caiu 1,6%. Já no segundo trimestre, a queda foi de 0,6% – com isso, os Estados Unidos entraram em uma recessão técnica. No entanto, no terceiro trimestre a atividade econômica americana cresceu 3,2%.
O resultado é o sinal de o Federal Reserve estava esperando para manter o seu plano de reduzir o ritmo das altas de juros. O banco central americano se reúne na semana que vem para rever sua política econômica e a desaceleração da economia é um dos principais fatores para aliviar o aperto monetário.
Segundo os dados divulgados pelo Bureau of Economic Analysis, o aumento refletiu altas no investimento em estoque privado, gastos do consumidor, investimento fixo não residencial, gastos do governo federal e gastos dos governos estaduais e municipais.
As altas foram parcialmente compensados ??por reduções no investimento fixo residencial e nas exportações. Já as importações, as quais são uma subtração no cálculo do PIB, diminuíram.
Essa foi a primeira leitura prévia do indicador. A segunda estimativa para período, com base em dados mais completos, será divulgada em 23 de fevereiro. Já a terceira e última leitura está prevista para março.
Fonte: Money Times