O Fed (Federal Reserve, banco central dos Estados Unidos) deve confirmar hoje as expectativas do mercado de que o ciclo de elevação de juros começa a partir de março. Depois da divulgação da decisão, o presidente da instituição, Jerome Powell, faz um discurso.
A expectativa do mercado é de que o Fed promova quatro altas de 0,25 ponto percentual, elevando o juro básico para 1% ao final de 2022.
“Os investidores esperam que o FOMC intensifique o ritmo de redução do seu balanço e sinalize um aumento das taxas de juros já em março. No geral, os mercados estariam precificando quatro altas de juros nos EUA neste ano, mas alguns analistas já discutem uma normalização monetária ainda mais rápida”, afirma XP em relatório.
O que mais deve movimentar o mercado hoje:
Tensões entre Ucrânia e Rússia
A tensão entre Ucrânia e Rússia traz apreensão para os investidores. No início da semana, o governo dos Estados Unidos colocou 8.500 soldados em alerta para caso haja uma escalada na crise.
Países ocidentais acusam a Rússia de planejar um novo ataque à Ucrânia, que foi invadida em 2014. Moscou nega tal plano, mas diz que pode tomar ações militares não especificadas a não ser que suas demandas sejam satisfeitas, entre elas uma promessa de que a Otan não admita o ingresso de Kiev, capital da Ucrânia, na aliança.
A Otan disse na segunda que está colocando suas forças a postos e reforçando a Europa oriental com mais navios e caças. A Rússia classificou as medidas ocidentais como “histeria”.
IPCA-15
Às 9h, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga o IPCA-15 (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – 15) de janeiro, conhecido como prévia da inflação.
Em dezembro, o IPCA-15 subiu 0,78% e encerrou o ano de 2021 com alta acumulada de 10,42%.
Temporada de balanços nos EUA
As empresas listadas em bolsa nos Estados Unidos continuam reportando seus resultados do 4º trimestre de 2021. Antes da abertura do mercado, os investidores devem conhecer os dados da AT&T. Depois do fechamento, sai o balanço da Intel.
(Com Reuters)
Fonte: 6 Minutos