Após o forte tombo das bolsas pelo mundo afora nesta segunda (dia 4), os investidores estarão atentos nesta terça (dia 5) ao desempenho das empresas de tecnologia, aos receios com a inflação prolongada e baixo crescimento no mundo e a crise da incorporadora Evergrande.
A Zona do Euro informa, logo pela manhã, o desempenho da sua inflação ao produtor em agosto. A consultoria Markit também divulga sua pesquisa PMI (Índice de Gerente de Compras) do setor de serviços nos EUA em setembro.
No Brasil, saem dados importantes para monitoramento da atividade econômica no país. Pela manhã, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulga a produção industrial de agosto, e o HSBC informa o PMI (Índice de Gerente de Compras) do setor de serviços em setembro.
Veja no que o mercado deve prestar atenção nesta terça (5):
Inflação na Zona do Euro e desempenho de serviços nos EUA
Bem cedinho, às 6h, a Zona do Euro informa a sua inflação ao produtor (PPI) de agosto — o resultado anterior, de julho, mostrou um avanço de 12,1%. Os investidores devem acompanhar o número com atenção, já que a alta nos preços é um dos fatores que vêm derrubando os mercados –o receio é de alta nos juros, o que refrearia o crescimento.
Às 5h, sai também o PMI (Índice de Gerente de Compras) de serviços na Zona do Euro, e às 10h45, o mesmo indicador será divulgado para os Estados Unidos.
Empresas de tecnologia e Evergrande
Nesta segunda, as empresas de tecnologia caíram com força nas bolsas americanas, o que contaminou o setor no Brasil. Além da pane do Facebook (veja abaixo), o receio é que uma eventual alta de juros ou retirada de estímulos acabe prejudicando essas companhias, que seriam as mais afetadas nesse cenário.
O mercado também estará de olho em notícias sobre a incorporadora Evergrande, que tinha um vencimento de US$ 260 milhões nesta segunda. Um calote poderia gerar uma reação em cadeia nos setores imobiliário e financeiro, local e global.
Produção industrial e serviços no Brasil
No Brasil, serão divulgados dois indicadores importantes para monitoramento da atividade econômica. O IBGE divulga às 9h a produção industrial em agosto, que após queda de 1,3% em julho deve ter se recuperado no mês retrasado. Às 10h, o HSBC informa o PMI (Índice de Gerente de Compras) de serviços em setembro.
Radar corporativo: empresas para ficar de olho
Após a pane que deixou os aplicativos WhatsApp, Instagram e Facebook fora do ar, as ações da empresa de Mark Zuckerberg tiveram forte queda na bolsa Nasdaq, fechando o pregão desta segunda em queda de 4,89%.
Os papéis devem enfrentar mais um dia de volatilidade, já que uma ex-cientista de dados do Facebook, Frances Haugen, vem alegando que a rede de mídia social tem colocado o lucro antes da segurança dos usuários. Ela deve testemunhar ao Congresso na manhã desta terça.
Petrobras
A alta nas cotações de petróleo no mundo e o anúncio pela Petrobras de que abriu a venda de toda sua participação de 20% de um campo offshore no Golfo do México fizeram as ações da estatal ganharem mais de 2% no pregão desta segunda. A ver se o otimismo com a empresa, a de segundo maior peso no Ibovespa, se mantém nesta terça.
Banco Pan e Mosaico
Após o Banco Pan anunciar em comunicado a aquisição da Mosaico, as duas ações tiveram desempenho bem distinto na Bolsa nesta segunda. O Banco Ban caiu mais de 10%, enquanto a Mosaico, dona dos sites Buscapé e Zoom, subiu.
Fonte: UOL