O Banco Central divulga às 8h25 o Boletim Focus, com projeções para a inflação, Selic, PIB e dólar. Os investidores querem saber se as projeções para a inflação firmaram tendência de desaceleração depois do aperto na taxa Selic.
Na semana passada, pela primeira vez em 35 semanas, o Focus parou de elevar as estimativas para o IPCA de 2021. Os analistas consultados reduziram a projeção de inflação de 10,18% para 10,05%. Para 2022, a previsão de inflação foi mantida em 5,02%.
Veja o que mais pode interessar aos investidores nesta segunda-feira:
Orçamento
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que votação do Orçamento 2022 deve ficar para a segunda-feira, segundo a Agência Senado. O recesso parlamentar começa depois do dia 22 de dezembro na Câmara e no Senado. Com a redução da atividade em Brasília, mercados devem centrar o foco nas movimentações dos pré-candidatos para eleição de 2022.
BCs e ômicron
Mercados devem seguir avaliando impacto do aperto monetário dos principais BCs do mundo e a evolução da nova cepa da covid-19. Bolsas caíram nesta sexta-feira, com ações de tecnologia puxando as perdas, com receio de que juros maiores pesem sobretudo sobre os ativos mais valorizados.
Indicadores antecedentes
Os Estados Unidos anunciam às 12h os dados dos Indicadores Antecedentes de novembro, que traz expectativas para o desempenho da economia americana nos próximos meses.
M. Dias Branco
Numa semana de poucos indicadores e reuniões com investidores, as empresas agendaram várias assembleias gerais extraordinárias. A primeira da semana é da M. Dias Branco para discutir alterações no estatuto social.
(Com Bloomberg)
Fonte: 6 Minutos/ UOL