Fique de olho: precatórios, empregos, IPCA-15, Petrobras e o que mais pode mexer com o mercado nesta terça

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Fique de olho: precatórios, empregos, IPCA-15, Petrobras e o que mais pode mexer com o mercado nesta terça

26/10/2021

Compartilhe:

Os investidores devem começar a terça-feira na expectativa de votação da PEC dos precatórios, que altera o cálculo do teto de gastos. A mudança de regra de cálculo do teto fiscal, incluída às pressas nessa PEC, não foi bem vista pelo mercado na semana passada.

 

O texto está na pauta de votação do plenário da Câmara. Mas articulações de última hora sempre podem mexer com esse cronograma.

 

Falando em teto de gastos, o IPCA-15, prévia da inflação oficial, será divulgado hoje, com os dados de outubro. Desde que o governo decidiu mexer na regra, as projeções para alta da inflação e dos juros subiram.

 

A divulgação dos dados do Caged vai confirmar se o avanço da vacinação e reabertura da economia estão sendo convertidos em novos postos de trabalho. O ministro da Economia, Paulo Guedes, adiantou nesta segunda-feira que o resultado do Caged de setembro deve trazer um novo resultado recorde com a geração líquida de mais de 300 mil empregos.

 

Veja  que deve mexer com o mercado nesta terça-feira:

PEC dos Precatórios

Há a expectativa de que a PEC dos Precatórios seja levada hoje para votação do plenário da Câmara. O texto aprovado na semana passada por uma comissão especial muda o cálculo do teto de gastos públicos. O objetivo da alteração é criar uma folga orçamentária até 2022 para pagar o Auxílio Brasil de R$ 400 mensais a 17 milhões de famílias.

 

Empregos formais

O Ministério da Economia divulga os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) de setembro a partir das 10h. Apesar da fraca recuperação econômica, o saldo de criação de empregos formais estava positivo até agosto, quando 372.625 postos foram abertos.

 

IPCA-15

O IPCA-15, a prévia da inflação de outubro, será revelado hoje pelo IBGE. Como o dólar não vem dando trégua, a expectativa é que o dado continue em alta. A inflação é um dos componentes observados pelo Copom na hora de definir os juros.

 

Vale-gás

Outro assunto que pode atrair a atenção dos investidores é a votação pelo plenário da Câmara do projeto que cria um subsídio para as famílias de baixa renda comprarem botijão de gás. O benefício será equivalente a, no mínimo, 50% da média do preço nacional de referência.

 

Petrobras

As ações da Petrobras lideram as altas da Bovespa ontem depois do líder do governo no Senado, Fernando Bezerra, afirmar que o governo estuda enviar um projeto de lei ao Congresso para privatizar a estatal. Desdobramentos do caso podem manter em alta os ativos da companhia.

 

Fonte: 6 Minutos/ UOL

MAIS

Notíciais Relacionadas