A frente fria volta a ser destaque na previsão do tempo para o Brasil. Em boletim, a Climatempo destaca que o fenômeno climático vai afetar duas regiões do país ao decorrer desta terça-feira (31): Sul e Sudeste.
No Sul, a frente fria irá se formar na companhia de um ciclone extratropical, um corredor de umidade e uma baixa pressão atmosférica. Já no Sudeste, tal condição será acompanhada de calor e cavado meteorológico (além do corredor de umidade).
Além da frente fria e do ciclone extratropical previsto para a região sulista, as chuvas terão vez no Brasil nesta terça-feira. Temporais estão previstos para pontos espalhados por quatro das cinco regiões: Sudeste, Centro-Oeste, Nordeste e Norte.
Previsão do tempo com frente fria e ciclone extratropical
Confira, a seguir, o resumo da previsão do tempo para cada uma das cinco regiões geográficas do país. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta terça-feira (31).
Sul
Chove a qualquer hora do dia em Santa Catarina e no Paraná. Será uma chuva de maneira forte, com granizo e acumulados de mais de 100 milímetros.
Também chove forte no noroeste e no norte do Rio Grande do Sul, com volume pontualmente alto. A chuva será passageira nas demais áreas gaúchas. Tempo firme apenas na Campanha e parte da Fronteira Oeste. Há ainda a formação de uma frente fria (junto com seu ciclone extratropical mais desenvolvido na costa da região), de um corredor de umidade que vem da Amazônia e de uma baixa pressão atmosférica no Paraguai.
Sudeste
Vai chover em todo estado de São Paulo, em parte de Minas Gerais, em grande parte do Rio de Janeiro e no norte do Espírito Santo. A intensidade mais forte e com temporais e volumes altos segue em SP, do oeste ao sul mineiro e no estado fluminense. Cavado meteorológico, corredor de umidade, calor e a aproximação de uma frente fria são outros destaques meteorológicos para o dia na região.
Centro-Oeste
Chove ao longo do dia em todas as áreas do Centro-Oeste. Há risco para temporais mais uma vez, com o tempo mais encoberto no sul e no sudeste de Mato Grosso do Sul, que irão receber os maiores volumes de água neste dia. Tempestades também previstas para o sul de Goiás e no norte de Mato Grosso.
Nordeste
Tempo firme e baixa umidade da Bahia até o centro-oeste de Pernambuco e sudeste do Piauí. Do Maranhão ao Rio Grande do Norte e da Paraíba ao sul baiano tem pancadas de chuva (de moderada a forte). Com acumulados altos, os temporais serão mais fortes no Maranhão, no Piauí, no Ceará, no Rio Grande do Norte e no sudeste da Bahia.
Norte
Pancadas de chuva ao longo do dia na região, com temporais e acumulados mais altos no Amazonas, Pará, Tocantins e Amapá, além de pontos de Rondônia e do Acre. O tempo segue firme em Roraima.
Fonte: Canal Rural
Extraído de ClimaTempo