A passagem de uma frente fria pela costa da região Sul, combinada com a circulação dos ventos, favorece o aumento da chuva na região serrana do Rio Grande do Sul e no leste de Santa Catarina e do Paraná. Nesta terça-feira (27), a frente fria avança mais pela costa da região, em direção ao Sudeste.
Como fenômenos climáticos afetaram o RS nos últimos 17 anos?
A circulação dos ventos reforça as nuvens carregadas em São Paulo, sul de Minas, Rio de Janeiro, leste de Santa Catarina e Paraná.
O tempo segue abafado e ocorrem pancadas de chuva com forte intensidade no decorrer do dia. No interior da região Sul, o dia é de sol com pancadas de chuva entre a tarde e a noite, com risco de rajadas de vento variando de 40 a 60 km/h.
Em Mato Grosso do Sul, há previsão de pancadas isoladas e bastante calor. Os temporais ficam concentrados em Mato Grosso, Goiás, Distrito Federal, Tocantins, Pará e leste do Amazonas.
Faz bastante sol e pouca chuva na costa leste do Nordeste. Deve haver chuva fraca desde o Rio Grande do Norte até o litoral sul da Bahia, sem risco de grandes temporais. O sertão e o interior do Nordeste continuam com tempo firme.
Não chove também no extremo sul do Rio Grande do Sul e no oeste do Acre. Mas as demais áreas do país continuam com chuva, principalmente à tarde.
Como fica o tempo nos próximos dias
Na quarta-feira (28), muitas áreas têm tempo abafado e pancadas de chuva forte. O destaque são os temporais no Pará, Amazonas, Tocantins, Rondônia, Paraná e interior de Santa Catarina.
Também há aumento da chuva em Mato Grosso, Goiás, norte de Mato Grosso do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, sul e oeste de Minas Gerais, devido à formação de uma nova Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS),a partir de quinta-feira (29).
Grande parte do Brasil tem risco de temporais nestes últimos dias de dezembro. O Ano Novo será marcado por chuva em muitas regiões, inclusive durante a hora da virada para 2023.
Fonte: Canal Rural