Uma nova frente fria é o destaque da previsão do tempo para terça-feira (27). De acordo com boletim divulgado pela Climatempo, tal condição climática irá se formar na costa do Sudeste. Dessa forma, a expectativa é de aumento de chuva em diversas áreas da região.
Com o anunciado deslocamento da frente fria, deve chover, por exemplo, em São Paulo, no Rio de Janeiro e em Minas Gerais. Segundo a previsão do tempo para o dia, os acumulados devem ser altos em faixas que englobam o litoral sul fluminense, os arreadores de Petrópolis e o Vale do Paraíba.
Para esta terça-feira, não há menção de frente fria atuando nas outras regiões brasileiras. Contudo, o Sul, o Centro-Oeste o Norte e o Nordeste devem, no entanto, encarar chuvas ao decorrer do dia. Apesar disso, o tempo deve se abrir no oeste do Acre e no norte do Piauí.
Frente fria e chuva
Confira o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta terça-feira (27).
Sul
A chuva permanece ocorrendo entre o Rio Grande do Sul e o Paraná no decorrer da tarde e noite desta terça-feira (26). Essas instabilidades são associadas à presença de cavados meteorológicos e à circulação de ventos em altitude. A previsão é de pancadas de chuva, sendo pontualmente fortes sobre o oeste e noroeste paranaense e oeste catarinense.
Tempo firme e temperaturas mais elevadas nas demais regiões do Rio Grande do Sul. Os ventos em Florianópolis e em Porto Alegre são moderados, mas podem atingir mais de 40 quilômetros por hora.
Sudeste
Com o deslocamento de uma frente fria pela costa da região, a chuva aumenta em São Paulo, no Rio de Janeiro e no sudeste de Minas Gerais. Os acumulados são altos, principalmente no litoral sul fluminense, região de Petrópolis, Cabo Frio, Juiz de Fora, região central e norte paulista, Vale do Paraíba e litoral de SP.
A previsão é de temporais, descargas elétricas e ventanias e não se descarta a possibilidade de queda de granizo. Pancadas de chuva pontualmente fortes e acompanhadas por trovoadas no norte mineiro e no Espírito Santo.
Centro-Oeste
As instabilidades na região são associadas à circulação da Alta da Bolívia. Combinada com o calor e alta umidade, a chuva predomina em todas as regiões do Centro-Oeste, ocorrendo durante todo o dia, mas com maior intensidade durante a tarde.
Os maiores acumulados do dia são aguardados para Mato Grosso e Goiás. As pancadas são mais pontuais e os volumes não são expressivos em Mato Grosso do Sul.
Nordeste
O tempo fica firme em áreas do leste e norte do Piauí, no oeste do Ceará e de Pernambuco e no norte central da Bahia. Enquanto isso, nas demais regiões nordestinas a chuva permanece ocorrendo, mas com intensidade mais fraca.
As pancadas são mais isoladas e o sol consegue aparecer um pouco mais e intercala momentos de abertura na costa leste do Nordeste e no interior da Bahia. Há condições para temporais e volumes mais expressivos no Maranhão.
Norte
O tempo abre no oeste do Acre e no interior do Amazonas. A chuva, no entanto, permanece caindo nas demais regiões, sendo volumosa e com forte intensidade sobre o Pará, o leste do Amazonas e no Amapá.
Fonte: Canal Rural