A chuva seguirá ativa ao decorrer dos próximos dias. E ela não estará sozinha. Isso porque a previsão do tempo do dia 5 até 10 de abril indica a atuação da frente fria em ao menos duas regiões do país: Sul e Sudeste.
Sul
Previsão de chuva abrangente no Sul do Brasil até a próxima segunda-feira (10), isso devido ao avanço de mais uma frente fria. Os maiores acumulados devem acontecer no nordeste do Rio Grande do Sul, inclusive na capital Porto Alegre, com volumes em torno de 80 milímetros (mm), não se descartando o risco de transtornos. Em algumas lavouras na região, os volumes podem variar entre 35 e 70mm, mas não devem atrapalhar muito o andamento das atividades de campo nesse período.
Sudeste
Pelos próximos seis dias, a previsão de chuva ganhará intensidade com a chegada de uma frente fria. Os acumulados para o período devem variar entre 35 e 80 milímetros entre São Paulo e a metade sul Minas Gerais, o que pode até atrapalhar de forma momentânea as atividades de campo, como a pulverização, por exemplo. Em geral, nada que cause grandes prejuízos aos produtores rurais da região.
Centro-Oeste
De 5 e 10 de abril tem previsão de chuva no Centro-Oeste, com os maiores acumulados persistindo no noroeste de Mato Grosso, onde pode, aliás, superar a marca dos 100 milímetros. Dessa forma, o tempo instável continua sendo um problema devido ao solo encharcado e a dificuldade de manejo nas lavouras.
Nordeste
A chuva persiste de forma volumosa na faixa norte do Nordeste. Os acumulados — que ainda devem beirar a casa dos 80mm entre Maranhão, Piauí e Ceará — ainda mantêm as atividades de colheita da soja em ritmo lento. Enquanto isso, na faixa central da Bahia, nada de chuva significativa durante os próximos seis dias.
Norte
A expectativa até 10 de abril é de chuva volumosa. Ela, aliás, persiste na maior parte da região, o que deve manter o solo bastante úmido em áreas de soja e pastagens. Ainda que de forma mal distribuída, volumes entre 70 e 150mm podem ser, todavia, registrados nesse período.
Fonte: Canal Rural