A primeira sexta-feira de setembro de 2022 será de chuvas — com presença de temporais — e chegada de mais uma frente fria. Isso ocorrerá em boa parte do país, indica o boletim divulgado pela Climatempo.
A frente fria, por exemplo, está prevista para as regiões Sul e Centro-Oeste. As chuvas, contudo, devem ocorrer em áreas do Nordeste, do Norte e do Espírito Santo (Sudeste) — além do Sul, para onde estão previstos justamente a ocorrência de temporais.
Enquanto isso, São Paulo deverá ter um dia ensolarado, assim como três das quatro unidades federativas da região Norte: Distrito Federal, Goiás e Mato Grosso.
Previsão do tempo com frente fria e temporais
Veja, a seguir, as condições climáticas para cada uma das cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas para esta sexta-feira (2).
Sul
Uma nova frente fria avança e muda o tempo na região, provocando temporais no interior dos três estados. Voltar chover no litoral do Rio Grande do Sul, no leste de Santa Catarina e no norte do Paraná, mas com menos intensidade. As temperaturas ficam amenas em algumas regiões.
Sudeste
Dia ensolarado e de muito calor em São Paulo. Ainda chove de forma muito isolada no norte do Espírito Santo, mas sem grandes alertas. As demais áreas da região continuam sem chuva e com temperaturas em elevação. No litoral do Rio de Janeiro pode ventar ao longo do dia.
Centro-Oeste
A frente fria que avança do Sul aumenta a nebulosidade no sul de Mato Grosso do Sul, mas não chove. As temperaturas ficam mais amenas. As demais áreas do Centro-Oeste continuam com tempo ensolarado, sem chuva e com baixa umidade do ar.
Nordeste
O litoral norte da Bahia e a região de Salvador continuam instáveis, com chuva em vários momentos. As demais áreas da costa leste nordestina seguem apenas com chuva isolada. O interior da região segue quente e muito seco no decorrer do dia.
Norte
O calor e a alta umidade ainda favorecem a formação de nuvens de chuva em grande parte da região. As pancadas acontecem intercalando aberturas de sol, no oeste do Amazonas e em Roraima — e há risco de chuva forte. Não chove no Acre, no Tocantins e nem no sul do Pará, mas todas as demais áreas ficam sujeitas à pancadas de chuva com trovoadas a partir da tarde.
Fonte: Clima Tempo