A quarta-feira (06/09) terá como destaque a atuação de uma frente fria na parcela central do Brasil. Este sistema provoca chuvas irregulares e passageiras em áreas do Centro-Oeste e Sudeste do país.
Na região Sul, depois da sequência de chuvas intensas, a tendência é de mais um dia de tempo seco. Apesar da previsão de um novo pulso de instabilidade na entrada da próxima madrugada.
Áreas da região norte e nordeste terão o predomínio de tempo seco. Neste setor do Brasil, as instabilidade ficam concentradas em áreas do leste do nordeste – na forma de pancadas fracas e passageiras. E na região Norte, as chuvas ficam mais irregulares.
No amanhecer desta quarta, existe a possibilidade da formação de alguma geada no extremo sul do país, ao passo que o período da tarde terá temperaturas extremas e baixos índices de umidade no Centro-Norte.
Região Norte
Para esta quarta-feira, as instabilidades ficam ainda mais irregulares na região norte, diminuindo a área com probabilidade de chuva e também os volumes previstos. As chuvas ainda devem ocorrer em Rondônia, norte do Pará e Amapá. Nas demais regiões, o calor segue forte e os índices de umidade podem ficar abaixo dos 15% em setores da região central do Amazonas.
Região Nordeste
Nesta quarta-feira, o destaque fica por conta das temperaturas mais amenas ao amanhecer na região central da Bahia. No entanto, com a intensa incidência do sol, os termômetros tendem a subir rapidamente. As chuvas mantêm-se estáveis, concentrando-se principalmente no leste do Nordeste, sobretudo nas regiões litorâneas. No oeste da Bahia, bem como em Maranhão, Piauí e Ceará, a previsão é de tempo seco e firme.
Região Centro-Oeste
A presença de um corredor de umidade, ainda favorece a ocorrência de chuvas em áreas da faixa central da região. Estas instabilidades tendem a ser irregulares e de curta duração, concentradas principalmente entre o norte de Mato Grosso do Sul, sul de Goiás e sul do Mato Grosso. Apesar das precipitações, as temperaturas seguem altas e os índices de umidade, baixos.
Região Sudeste
Uma frente fria mantém a previsão de chuvas para a região, com exceção do extremo norte de Minas Gerais. Estas instabilidades ocorrem na forma de pancadas isoladas e irregulares, principalmente no período da tarde. Apesar das precipitações, o calor persiste, sendo mais intenso em áreas do oeste de São Paulo e noroeste de Minas Gerais.
Região Sul
Ao longo da quarta-feira, prevalecerá o tempo estável. No amanhecer, espera-se temperaturas mais baixas, com chance para formação de geadas nas áreas mais ao sul e nos pontos de maior altitude. No entanto, o leste de Santa Catarina e do Paraná terão céu nublado com chuvas fracas a qualquer momento. Ao final do dia, uma nova área de baixa pressão poderá ocasionar instabilidades no Rio Grande do Sul, concentrando chuvas no extremo sul daquela região.
Fonte: Agrolink