O Ministério da Agricultura da China anunciou na sexta-feira, 13, a aprovação de duas variedades de cana-de-açúcar transgênica produzidas no Brasil. A CTC20Bt e a CTC9001Bt, desenvolvidas pelo Centro de Tecnologia Canavieira (CTC), têm tecnologia 100% nacional.
“O CTC é a primeira empresa brasileira a desenvolver um produto de biotecnologia agrícola que obtém a aprovação da China. O processo de aprovação lá é extremamente rigoroso porque a China é muito cautelosa em relação a organismos geneticamente modificados”, diz a diretora de assuntos regulatórios e governamentais do CTC, Silvia Yokoyama.
Segundo Yokoyama, o CTC conseguiu aprovar suas canas Bt em menos de quatro anos, prazo relativamente curto se comparado a de outros produtos transgênicos avaliados pelo Ministério da Agricultura chinês. “Encaminhamos todos os documentos e análises, atendendo a todas as exigências dentro dos prazos e trabalhamos em parceria com os governos e setor produtivo”, diz.
As duas canas Bt, as primeiras canas transgênicas em comercialização no mundo, são resistentes à broca. De acordo com o CTC, o uso dessa tecnologia proporciona ganhos aos canaviais por contribuir com o controle de uma praga que traz prejuízos anuais de R$ 5 bilhões.
O CTC ainda afirma que investiu cerca de R$ 1 bilhão nos últimos anos no Programa de Biotecnologia para disponibilizar a seus cientistas laboratórios de última geração e um banco de dados com informações estratégicas sobre variedades de cana, solo, clima e produtividade de várias regiões do país.
Fonte: CTC
Extraído de NovaCana