O Ibovespa (IBOV) chegou a subir 2% nesta segunda-feira (19), embora ainda rondasse os 104 mil pontos. Ações de varejistas lideravam os ganhos, com Via (VIIA3) escalando expressivos 17%.
Por volta das 16h00, o principal índice da Bolsa brasileira subia 1,88%, aos 104,7 mil pontos, no primeiro pregão depois que o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal (STF), concedeu liminar que retira do teto de gastos o pagamento de um benefício social de R$ 600 no ano que vem.
A decisão veio em meio a negociações no Congresso para a aprovação da PEC da Transição, que inclui a retirada de recursos da regra do teto de gastos para, entre outras destinações, permitir a manutenção do benefício de R$ 600 do Auxílio Brasil.
Para o sócio e assessor de investimentos da Quaestor, Fábio Galdino, a PEC não aprovada no Congresso seria “o melhor dos mundos”. “De repente, você teria uma solução de consenso”, afirma.
Galdino destaca também como fator positivo para o Ibovespa a influência externa, com um humor que “melhorou um pouco” nas principais praças acionárias, afirma que os números correntes da economia podem ser bons e destaca que muitos papéis estão “amassados”.
“Acho que a gente chegou em um ponto em que o PT soltou muito balão de ensaio”, diz o assessor de investimentos. “Agora, [o futuro governo] vai ter que negociar mais”.
A expectativa é de que a PEC da Transição seja votada na Câmara na terça-feira. Enquanto isso, o plenário do STF formou nesta manhã maioria contrária ao chamado “orçamento secreto”.
Fonte: Money Times