O Ibovespa (IBOV) busca fôlego nesta segunda-feira (12), após engatar uma alta expressiva, de 1,33%, no último pregão, puxado por ajustes devido ao feriado de Corpus Christi.
Por volta das 10h10, o principal índice da Bolsa tinha desempenho levemente negativo de 0,10%, aos 116.899 pontos. No mesmo horário, os índices futuros de Nova York operavam em alta.
Os investidores digerem as projeções mais recentes dos indicadores econômicos do Brasil, enquanto seguem acompanhando o panorama global. Nesta semana, o Fed e o BCE tomam decisões de política monetária, além do CPI dos EUA amanhã.
O mercado continua confiante com a queda da inflação, ainda mais depois do resultado do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio.
No mês passado, a inflação brasileira desacelerou após subir 0,23%, ante a alta de 0,61% registrada em abril. O resultado veio bem abaixo da mediana projetada pelo mercado, de 0,33%.
O indicador acumula alta em 12 meses de 3,94%, contra 4,18% no mês anterior. O resultado também ficou abaixo da mediana projetada, de 4,03%.
Com isso, os economistas ouvidos pelo Banco Central reduziram a previsão do IPCA ao final deste ano. As projeções de inflação do Relatório Focus desta semana passaram de 5,69% para 5,42%.
Fonte: MoneyTimes