O Ibovespa (IBOV) operava em queda nesta segunda-feira (9), após fechar o último pregão em alta de 1,23%. Por volta das 10h05, o índice caía 0,35%, aos 108,5 mil pontos.
Os mercados reagem à instabilidade política provocada pelos atos antidemocráticos realizados em Brasília na véspera (8), que resultaram na invasão do Congresso, Supremo Tribunal Federal (STF) e Palácio do Planalto.
Para os analistas do BB Investimentos, a repercussão negativa da invasão lá fora deve gerar uma fuga de investidores internacionais, impactando negativamente os mercados domésticos, “especialmente na abertura do mercado”.
O iShares MSCI Brazil (EWZ), principal fundo de índice (ETF) brasileiro em Nova York e que serve de referência para o comportamento do Ibovespa na B3, era negociado em forte queda no pré-mercado norte-americano, na manhã desta segunda.
Apesar disso, a reação negativa do Ibovespa e dos negócios locais deve ter vida curta e pode até não durar o dia todo, avalia parte dos analistas, já que o Executivo e o Judiciário já tomaram medidas em reação à invasão às sedes dos Três Poderes na capital federal.
Fonte: MoneyTimes