O Ibovespa (IBOV) subia nesta segunda-feira (10) com o suporte de Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), em um dia em que os índices nos Estados Unidos operam no negativo.
Por volta das 14h10, o principal índice da Bolsa brasileira avançava 0,89%, aos 101,7 mil pontos
A Vale sobe mesmo com a queda dos futuros do minério de ferro na China, enquanto a Petrobras avança em dia de variações modestas dos preços do petróleo no exterior.
Gerdau (GGBR4), Usiminas (USIM6) e CSN (CSNA3) também puxavam o Ibovespa, após dados da Anfavea mostrarem forte crescimento na produção de veículos no Brasil em março.
Há pouco, em evento de 100 dias de mandato, o presidente Lula voltou a criticar o patamar atual da Selic, de 13,75 ao ano, e avaliou que a proposta de arcabouço fiscal do governo “traz soluções seguras e realistas para as contas públicas”.
Já o secretário de Política Econômica do Ministério da Fazenda, Guilherme Mello, afirmou à GloboNews que o governo vai anunciar uma série de medidas para melhorar o mercado de crédito e aumentar a competitividade.
Ele também disse que, a partir do momento em que o Banco Central reconhece a qualidade da proposta de arcabouço fiscal, abre-se a perspectiva de um afrouxamento monetário.
Estrategistas vêm citando um alívio na taxa Selic como essencial para uma melhora mais sustentável das ações brasileiras, principalmente daquelas sensíveis à economia interna.
Economistas do Itaú Unibanco, chefiados por Mario Mesquita, avaliam que o arcabouço fiscal e o futuro anúncio de medidas de recomposição das receitas são complementares e positivos.
Ainda assim, veem desafios significativos relacionados à implementação da trajetória almejada e consequentes ganhos de credibilidade e consolidação da regra, que pode ser incrementada por uma reforma tributária que gere ganhos de produtividade.
Fonte: MoneyTimes