Ibovespa Futuro acompanha virada no exterior e opera com baixa, em dia de dados do mercado de trabalho e fala de Powell

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Ibovespa Futuro acompanha virada no exterior e opera com baixa, em dia de dados do mercado de trabalho e fala de Powell

02/10/2023

Compartilhe:

O Ibovespa Futuro opera com baixa nesta segunda-feira (2), acompanhando desempenho negativo dos principais mercados internacionais após uma abertura em alta, enquanto investidores locais esperam a divulgação de dados do mercado de trabalho e falas do presidente do BC, Roberto Campos Neto, concederá palestra em evento promovido pela Associação Brasileira de Câmbio (Abracam), em São Paulo, a partir das 10h.

 

Já nos EUA, Jerome Powell, presidente do Fed, e Patrick Harker, presidente do Fed da Filadélfia, discursarão às 12h (no horário de Brasília) em uma mesa redonda com empregadores locais e proprietários de pequenas empresas para discutir os esforços para impulsionar a economia local.

 

Às 9h34 (horário de Brasília), o índice futuro do Ibovespa caía 0,12%, a 117.105 pontos.

 

Os dados de Caged estavam previstos para última sexta-feira (28) porém foram adiados para esta segunda-feira.

 

Segundo projeções do Itaú e Bradesco BBI, haverá aumento da criação de vagas líquidas. Para o primeiro, os números apontarão um aumento de 189 mil empregos formais enquanto para o BBI a pesquisa apresentará uma geração líquida de 200 mil empregos em agosto.

 

Enquanto isso, as expectativas inflacionárias ficaram praticamente estáveis no Boletim Focus divulgado nesta segunda-feira, 2, pelo Banco Central. A projeção para a inflação oficial em 2023 seguiu em 4,86%, como na semana anterior. Um mês antes, a mediana era de 4,92%. Para 2024, foco da política monetária, a projeção apenas oscilou de 3,86% para 3,87%. Há um mês, era de 3,88%.

 

Em meio à isso, o mercado repercute notícias tanto do lado fiscal como o do monetário. Do lado de política fiscal, o impasse quanto ao pagamento de precatórios persiste.

 

Em Wall Street, os índices futuros de Nova York operam mistos, depois que os legisladores dos EUA conseguiram chegar a um acordo temporário que evitou a paralisação do governo norte-americano.

 

O Senado aprovou uma resolução contínua com poucas horas de antecedência antes do prazo final da meia-noite de sábado, que foi então sancionada pelo presidente Joe Biden. O projeto mantém o governo aberto por mais 45 dias, um período prolongado que os legisladores podem usar para finalizar a legislação de financiamento.

 

Nesta manhã, o Dow Jones Futuro caía 0,23%, o S&P Futuro tinha queda de 0,21% e Nasdaq Futuro recuava 0,04%.

 

Dólar hoje

O dólar comercial operava com alta de 0,34%, cotado a R$ 5,043 na compra e R$ 5,044 na venda.

 

Já o dólar futuro (DOLFUT) para outubro subia 0,07%, indo aos 5,059 pontos.

 

No mercado de juros, os contratos com operavam com forte alta, com exceção do vencimento mais curto. O DIF24 (janeiro para 2024) opera com baixa de 0,01 pp, a 12,23%; DIF25, +0,05 pp, a 10,89%; DIF26, +0,08 pp, a 10,66%; DIF27, +0,07 pp, a 10,88%; DIF28, +0,06 pp, a 11,16%; DIF29 +0,08 pp, a 11,37%.

 

Exterior

Os mercados europeus operam em baixa, com os números mostrando pressões contínuas sobre o setor manufatureiro.

 

A taxa de desemprego da zona do euro voltou à mínima histórica de 6,4% em agosto, segundo dados com ajustes sazonais divulgados nesta segunda-feira, 2, pela agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat. A taxa de julho foi revisada para cima, de 6,4% para 6,5%.

 

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da Alemanha subiu de 39,1 em agosto para 39,6 em setembro, conforme pesquisa final divulgada nesta segunda-feira, 2, pela S&P Global em parceria com o Hamburg Commercial Bank.

 

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) industrial da zona do euro caiu marginalmente entre agosto e setembro, de 43,5 para 43,4.

 

Ásia

Na Ásia, as bolsas de Shangai, Hong Kong e Coreia do Sul seguem fechadas pelo feriado da Semana Dourada. A bolsa do Japão, Nikkei, por sua vez, fechou em queda de 0,31% enquanto a ASX 200, na Australia também encerrou o dia em baixa.

 

A atividade fabril da China em setembro expandiu-se pela primeira vez desde abril, de acordo com dados oficiais divulgados no fim de semana. O PMI da China subiu de 49,7 para 50,2 em setembro, superando as expectativas da Reuters de 50,0.

 

Petróleo

Os preços do petróleo operam em alta, ainda refletindo os dados de procura positiva da China durante o feriado da Semana Dourada. Os dados vieram acima das previsões e trouxeram lucros e expectativas de aumentos de oferta pela Rússia e Arábia Saudita.

 

Tanto o petróleo tipo Brent quanto WTI subiram quase 30% no terceiro trimestre devido às previsões de um amplo déficit de oferta de petróleo no quarto trimestre, depois de a Arábia Saudita e a Rússia prolongarem cortes adicionais na oferta até ao final do ano.

 

É improvável que a Organização dos Países Exportadores de Petróleo com a Rússia e outros aliados, ou OPEP+, ajuste sua atual política de produção de petróleo quando o painel denominado Comitê Conjunto de Monitoramento Ministerial se reunir na quarta-feira, disseram quatro fontes da OPEP+ à Reuters.

 

 

Fonte: InfoMoney

MAIS

Notíciais Relacionadas