Ibovespa Futuro cai com exterior negativo; preocupações sobre juros globais e setor imobiliário chinês estão no radar

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Ibovespa Futuro cai com exterior negativo; preocupações sobre juros globais e setor imobiliário chinês estão no radar

25/09/2023

Compartilhe:

O Ibovespa Futuro opera com baixa nos primeiros negócios desta segunda-feira (25), acompanhando ambiente externo negativo.

 

Além da perspectiva de que os juros permanecerão em níveis elevados por mais tempo em economias desenvolvidas, as preocupações em torno do setor imobiliário chinês voltaram à tona, destaca análise da Ágora Investimentos. As ações da Evergrande levaram um tombo de quase 22%, após anunciar que está impossibilitada de emitir novos títulos devido a uma investigação sobre uma de suas afiliadas.

 

Na frente de dados, amanhã será divulgado o IPCA-15 de setembro. O Itaú espera que o IPCA-15 acelere para 0,34% (de 0,28% em agosto), com pressões de alta vindas dos preços administrados (especialmente da gasolina devido aos recentes aumentos de preços da Petrobras PETR4).

 

Por aqui, agenda tem como destaque a divulgação, na terça-feira, da ata da mais recente reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na qual a taxa Selic foi reduzida para 12,75% ao ano. A minuta deve elencar com clareza os próximos passos da política monetária no Brasil.

 

No mesmo dia do IPCA-15 será divulgado a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), na qual a taxa Selic foi reduzida para 12,75% ao ano.

 

Lá fora, os mercados procurarão sinais se a autoridade monetária vê espaço para uma aceleração no ritmo de flexibilização monetária. Também são esperadas discussões mais aprofundadas sobre o efeito das taxas de juros globais e da política fiscal interna sobre a política monetária local.

 

Ainda na seara nacional, as projeções dos analistas de mercado para a inflação de 2023 e de 2024 ficaram estáveis nesta semana, enquanto a estimativa para o crescimento do PIB neste ano teve nova elevação, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (25) pelo Relatório Focus do Banco Central.

 

Ibovespa Futuro (INDFUT) acompanha NY

Às 9h15 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em outubro operava com queda de 0,63%, aos 116.370 pontos.

 

Em Wall Street, os índices futuros de Nova York operam com baixa, com investidores à espera de falas do presidente do Fed, Jerome Powell, e dados de atividade econômica e inflação, que podem dar pistas adicionais sobre a condução da política monetária adiante.

 

Enquanto, o Congresso ainda está num impasse no orçamento federal, já que os partidários da linha dura do Partido Republicano se recusam a ceder em novos cortes de gastos.

 

Nesta manhã, o Dow Jones Futuro caía 0,82%, o S&P Futuro tinha queda de 0,81% e Nasdaq Futuro desvalorização 0,76%.

 

Dólar hoje

O dólar comercial operava com alta de 0,20%, cotado a R$ 4,941 na compra e R$ 4,942 na venda.

 

Já o dólar futuro (DOLFUT) para outubro subia 0,17%, indo aos 4.944 pontos.

 

O índice do dólar (DXY), que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas, avançava 0,11%, a 105,70.

 

No mercado de juros, os contratos com operavam com falta, com exceção da ponta mais curta.

 

O DIF24 (janeiro para 2024) opera estável, a 12,26%; DIF25, +0,02 pp, a 10,55%; DIF26, +0,04 pp, a 10,28%; DIF27, +0,04 pp, a 10,54%; DIF28, +0,03 pp, a 10,88%; DIF29 +0,05 pp, a 11,11%.

 

Exterior

Os mercados europeus operam em baixa, com todos os setores no vermelho, à medida que investidores digerem uma série de decisões de política monetária na semana passada e sobre a perspectiva de taxas de juro mais elevadas durante mais tempo.

 

O Banco de Inglaterra e o Banco Nacional Suíço optaram por interromper os seus ciclos de subida das taxas de juro na semana passada, em contraste com o aumento apresentado pelo Banco Central Europeu em 14 de Setembro.

 

Ásia

Os mercados asiáticos fecharam sem direção definida, com investidores montando posições antes da divulgação de dados de inflação de toda a região esta semana.

 

Espera-se que Singapura e Austrália divulguem números de inflação de agosto esta semana, enquanto o Japão divulgará dados de inflação para a região de Tóquio. Os dados de inflação da região da capital são vistos como um indicador importante das tendências nacionais.

 

A China Evergrande Group, em dificuldades, cancelou inesperadamente hoje reuniões com credores, avisando que deveria rever seu plano de reestruturação e as ações da empresa despencaram 22%.

 

Num documento apresentado à bolsa de Hong Kong, Evergrande disse que “as vendas do Grupo não foram as esperadas pela empresa” desde o anúncio da reestruturação da dívida em março.

 

Minério de ferro inicia semana em forte baixa
As cotações do minério de ferro na China fecharam com forte baixa, uma vez que investidores estavam preocupados com o consumo de aço mais fraco do que o esperado no pico da temporada de construção e possíveis restrições à produção de aço durante o inverno no principal consumidor da China, e com a reposição de estoques antes do feriado.

 

A commodity também sofre segue pressionada pela preocupações com uma política monetária global mais restritiva.

 

Os preços do petróleo operam com alta, à medida que investidores estão concentrados numa perspetiva de oferta mais restritiva, depois de Moscou ter emitido uma proibição temporária às exportações de combustíveis.

 

 

Fonte: InfoMoney

MAIS

Notíciais Relacionadas