O Ibovespa futuro abriu esta segunda-feira (12) em leve queda de 0,08%, cotado aos 107.610 pontos. Ainda nos primeiros minutos do pregão, o índice ampliava a baixa para 0,49%.
Na véspera, o índice futuro fechou no verde, com valorização de 0,46%, aos 107.695 pontos.
Ainda esta manhã, o dólar subia 0,16%, valendo R$ 5,2486, às 9h02.
Na sexta-feira (9), a moeda era vendido a R$ 5,24. O dólar teve alta após a confirmação de Fernando Haddad à frente do Ministério da Fazenda do governo eleito, mas num movimento avaliado por agentes do mercado como comedido, uma vez que o anúncio já era amplamente esperado, e alinhado à força da moeda norte-americana no exterior.
Mercados hoje
PEC e Fed: Saiba o que esperar para o Ibovespa na semana
O Ibovespa inicia a semana em compasso de espera pela quarta-feira (14). Depois de encerrar a sexta-feira de eliminação do Brasil na Copa do Mundo ciente de que Fernando Haddad irá comandar o Ministério da Fazenda, a bolsa brasileira aguarda agora as duas últimas grandes decisões do ano. E nenhuma delas virá do futebol.
Uma vem do exterior e se refere ao anúncio do Federal Reserve sobre a taxa de juros nos Estados Unidos. Apesar do consenso de redução no ritmo de alta para 0,50 ponto porcentual (pp), a expectativa é de que Jerome Powell endureça o tom. Afinal, por mais que o tamanho do aperto seja menor neste mês, o Fed deve continuar subindo os juros.
A quarta-feira será um dia decisivo também no Brasil. A expectativa é de que neste dia a Câmara dos Deputados vote a PEC da Transição já aprovada no Senado. Para acelerar a tramitação, o texto deve ser colocado em pauta já amanhã. No dia seguinte, o Supremo Tribunal Federal (STF) retoma o julgamento sobre o orçamento secreto.
Fonte: Money Times/ Com Olivia Bulla