O Ibovespa Futuro opera com alta nesta sexta-feira (29), último pregão de setembro, acompanhando o exterior. A alta continuou após a divulgação dos dados de inflação nos EUA.
Às 9h40 (horário de Brasília), o índice futuro do Ibovespa subia 0,80%, a 117.505 pontos.
Na sessão, os rendimentos dos Treasuries saíram das máximas em vários anos registradas nas sessões anteriores. As atenções se voltaram para o núcleo do índice de preços de gastos com consumo (PCE, na sigla em inglês) nos Estados Unidos, um dos indicadores mais importantes para as decisões de política monetária do Federal Reserve, subiu 0,1% em agosto ante julho e 3,9% na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Departamento de Comércio americano.
O consenso de analistas consultados pela Refinitiv projetava alta mensal de 0,2% e de 3,9% na comparação anual.
O núcleo do PCE exclui variações de preços de alimentos e energia, considerados mais voláteis. Incluindo esses preços, a inflação cheia de consumo americana foi de 0,4% na base mensal e de 3,5% na anual em agosto. A projeção Refinitiv era de alta mensal de 0,5% e anual de 3,5%.
No noticiário doméstico, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva se submete a cirurgia para tratar de uma artrose no quadril.
Lula espera voltar a trabalhar na próxima segunda-feira. Apesar da declaração do presidente, a previsão dos médicos é de que Lula permaneça internado até terça-feira no hospital em Brasília onde será operado.
Na frente de dados, investidores por aqui também repercutem a taxa de desemprego brasileira ficou em 7,8% nos três meses até agosto, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
O consenso de analistas ouvidos pela Refinitiv projetava uma taxa de 7,8% em agosto, ficando assim em linha com o esperado.
Além disso, o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, faz palestra em evento promovido pela 1618 Investimentos, enquanto o diretor de Política Econômica do BC, Digo Guillen, participa do HSBC Global Emerging Markets Forum.
Ibovespa Futuro (INDFUT) acompanha NY
Em Wall Street, os índices futuros de Nova York operam com ganhos.
Wall Street também está de olho em Washington, à medida que as negociações dos legisladores sobre um projeto de lei de gastos dos EUA continuam antes do prazo final de 1º de outubro. O presidente da Câmara, Kevin McCarthy, disse à CNBC na manhã de quinta-feira que estava confiante de que o Congresso evitaria uma paralisação neste fim de semana, embora tenha criticado um projeto de lei proposto pelo Senado por não tratar da segurança das fronteiras.
Nesta manhã, o Dow Jones Futuro subia 0,51%, o S&P Futuro tinha alta de 0,59% e Nasdaq Futuro avançava 0,85%.
Dólar hoje
O dólar comercial operava com baixa de 0,59%, cotado a R$ 5,009 na compra e R$ 5,010 na venda.
Já o dólar futuro (DOLFUT) para outubro caía 0,65%, indo aos 5.004 pontos.
O índice do dólar (DXY), que mede o desempenho da moeda norte-americana frente a uma cesta de seis divisas, recuava 0,33%, a 105,87.
No mercado de juros, os contratos com operavam com baixa por toda a curva de juros. O DIF24 (janeiro para 2024) opera com baixa de 0,02 pp, a 12,24%; DIF25, -0,09 pp, a 10,81%; DIF26, -0,08 pp, a 10,60%; DIF27, -0,06 pp, a 10,82%; DIF28, -0,05 pp, a 11,12%; DIF29 -0,04 pp, a 11,33%.
Exterior
Os mercados europeus operam com alta, à medida que investidores digerem dados econômicos da região.
A prévia da taxa de inflação da zona euro caiu para 4,3% em setembro, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (29) pelo Eurostat, escritório oficial de estatísticas do bloco europeu. Em agosto, tinha sido de 5,2%.
As vendas no varejo da Alemanha, por sua vez, caíram 1,2% em agosto ante julho, segundo dados publicados nesta sexta-feira, 29, pela Destatis, como é conhecida a agência de estatísticas do país.
Já o Produto Interno Bruto (PIB) do Reino Unido cresceu 0,2% no segundo trimestre de 2023 na comparação com os três primeiros meses do ano. O resultado veio em linha com as estimativas dos analistas consultados pela FactSet.
Ásia
Os mercados asiáticos fecharam com alta em sua maioria no último dia de negociação da semana, com o índice Hang Seng, de Hong Kong, liderando os ganhos na região e subindo 2,51%.
O movimento ocorreu em um momento em que os traders avaliavam os principais dados econômicos do Japão, incluindo a taxa de inflação de setembro para Tóquio. Os dados da capital são vistos como um indicador importante das tendências nacionais.
O índice de preços ao consumidor de Tóquio subiu 2,8% em setembro em relação ao ano anterior, suavizando o ganho de 2,9% em agosto. A taxa básica de inflação, que exclui os preços dos alimentos frescos, ficou em 2,5%, abaixo dos 2,6% esperados por uma pesquisa da Reuters.
O Japão também viu dados de desemprego, produção industrial e vendas no varejo em agosto.
Os mercados da Coreia do Sul e da China continental estão fechados devido a feriado.
Petróleo caminha para fechar semana em alta
Os preços do petróleo operam com alta e caminham para um ganho semanal superior a 2%, impulsionados pela oferta restrita nos EUA e pelas expectativas de uma forte procura de combustível na China durante o feriado da Semana Dourada.
Um cenário de oferta restrita nos EUA proporcionou maior apoio aos preços, com o armazenamento em Cushing, Oklahoma, o ponto de entrega dos futuros do petróleo bruto dos EUA, já no seu nível mais baixo desde julho de 2022.
Analistas da ANZ disseram que um aumento nas viagens internacionais durante o feriado da Golden Week está impulsionando a demanda chinesa por petróleo.
Fonte: InfoMoney