Ibovespa Futuro sobe com suspensão de conselheiro da Petrobras e serviços no radar

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Ibovespa Futuro sobe com suspensão de conselheiro da Petrobras e serviços no radar

12/04/2024

Compartilhe:

O Ibovespa Futuro opera com baixa nos primeiros negócios desta sexta-feira (12), com repercussão do afastamento do presidente do Conselho de Administração da Petrobras (PETR4) do cargo, enquanto no exterior seguem as apostas de que os Estados Unidos manterão os juros altos por mais tempo.

 

A decisão sobre o cargo de Pietro Sampaio Mendes, por conflito de interesse, foi tomada na quinta-feira. Mendes é secretário nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis e foi indicado ao cargo pelo ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira.

 

Na frente de indicadores, o volume de serviços no Brasil caiu 0,9% em fevereiro, após ter registrado alta 0,7% em janeiro. O consenso LSEG previa alta de 0,2% em fevereiro ante janeiro.

 

Às 9h15, o índice futuro com vencimento em abril subia 031%, aos 127.800 pontos.

 

Em Wall Street, índices futuros operam em baixa, com atenção a divulgação de resultados corporativos de JPMorgan, Citigroup e Well Fragos.

 

Nesta manhã, Dow Jones Futuro caía 0,16%, S&P500 recuava 0,25% e Nasdaq Futuro tinha desvalorização de 0,38%.

 

Ibovespa, dólar e mercado externo
O dólar comercial opera com alta de 0,41%, a R$ 5,111 na compra e na venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) sobe 0,42%, indo aos 5.123 pontos.

 

No mercado de juros, os contratos futuros operam com forte baixa. O DIF26 cai 0,08 pp, a 10,17%; DIF27, -0,08 pp, a 10,48%; DIF28, -0,06 pp, a 10,82%; DIF29 -0,08 pp, a 11,04%; DIF31, -0,07 pp, a 11,31%.

 

Os preços do petróleo sobem nesta sexta-feira por conta do aumento das tensões no Oriente Médio, onde o Irã prometeu retaliar um suposto ataque aéreo israelita à sua embaixada na Síria, o que poderia causar interrupções no fornecimento da região produtora de petróleo.

 

As cotações do minério de ferro na China fecharam em alta, devido a especulações de que a economia da China pode estar se recuperando, impulsionando as perspectivas para a demanda.

 

Os mercados asiáticos fecharam majoritariamente em baixa, com a de Hong Kong derrubada por dados fracos de exportação da China. O Hang Seng, único índice de ações asiático relevante que ainda não havia fechado quando os últimos números da balança comercial chinesa foram divulgados, com algumas horas de atraso, amargou queda de 2,18% em Hong Kong, a 16,721,69 pontos.

 

Na comparação anual de março, as exportações chinesas sofreram uma inesperada queda de 7,5%, o que contrariou a previsão de alta de 0,1%. As importações do gigante asiático também decepcionaram.

 

Os mercados europeus operam com ganhos, à medida que os investidores analisam os dados econômicos do Reino Unido e refletem sobre uma perspectiva obscura para a inflação nos EUA. O PIB do Reino Unido aumentou 0,1% em termos mensais em Fevereiro, em linha com as expectativas. Foi mais um sinal de regresso ao lento crescimento econômico este ano.

 

Enquanto isso, o Banco Central Europeu manteve na quinta-feira as taxas de juros estáveis ??pela quinta reunião consecutiva e deu o sinal mais claro até agora de um próximo corte nas taxas, apesar da incerteza sobre os próximos movimentos do Federal Reserve dos EUA.

 

 

Fonte: InfoMoney

MAIS

Notíciais Relacionadas