Ibovespa Futuro tem leve alta na contramão de NY antes de falas de Campos Neto

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Ibovespa Futuro tem leve alta na contramão de NY antes de falas de Campos Neto

04/03/2024

Compartilhe:

O Ibovespa Futuro opera em alta nesta segunda-feira (4), na contramão dos índices futuros de NY, que caem, com investidores montando posições para uma semana carregada de eventos de bancos centrais e dados importantes que podem refinar as apostas sobre corte de juros do mercado.

 

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, fará palestra em evento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), às 10h. Já o presidente Luiz Inácio Lula da Silva terá reunião com a diretora-gerente do Fundo Monetário Nacional (FMI), Kristalina Georgieva, e com o presidente do Banco Asiático de Investimento em Infraestrutura, Jin Liqun. Em ambos ele será acompanhado pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad.

 

Às 9h14 (horário de Brasília), o índice futuro com vencimento em abril operava com valorização de 0,12%, aos 130.660 pontos.

 

Em Wall Street, índices futuros dos EUA operam em baixa, com investidores à procura de pistas sobre a direção futura das taxas de juros nas atualizações de política monetária do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, enviadas à Câmara dos Representantes na quarta-feira e ao Senado na quinta-feira. O relatório Jolts (abertura de vagas), o indicador de variação no emprego privado da consultoria ADP e a pesquisa ISM do setor de serviços serão todos divulgados durante a semana, antes do relatório oficial do mercado de trabalho na sexta-feira.

 

Para a XP Investimentos, outra rodada sólida de indicadores de trabalho, juntamente com os recentes números de inflação relativamente elevados, poderá consolidar a visão de que o Fed não começará a cortar juros nas próximas duas ou três reuniões do seu comitê de política monetária, possivelmente deixando para fazê-lo apenas no segundo semestre.

 

Nesta manhã, o Dow Jones Futuro caía 0,25%, S&P Futuro recuava 0,14% e Nasdaq Futuro registrava queda de 0,03%.

 

Dólar e mercado externo
O dólar comercial opera com baixa de 0,05%, cotado a R$ 4,952 na compra e R$ 4,953 na venda. Já o dólar futuro (DOLFUT) caía 0,05%, indo aos 4,964 pontos.

 

No mercado de juros, os contratos futuros operam com alta em sua maioria. O DIF25 opera estável, a 9,94%; DIF26, +0,01 pp, a 9,75%; a DIF27, 0,00 pp, a 9,94%; DIF28, +0,01 pp, a 10,20%; DIF29 +0,02 pp, a 10,38%.

 

Os preços do petróleo operam em baixa, após a Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados OPEP+ prolongar cortes voluntários na produção de petróleo até meados do ano.

 

As cotações do minério de ferro na China fecharam em baixa nesta segunda-feira, pressionados pela lenta recuperação da demanda no curto prazo e pelas crescentes dúvidas sobre as perspectivas de médio e longo prazo para o principal ingrediente siderúrgico no principal consumidor da China.

 

Os mercados asiáticos fecharam com alta, à espera da principal reunião de líderes da China e com a do Japão ultrapassando a marca de 40 mil pontos pela primeira vez, após alguns dos principais índices acionários de Nova York atingirem novas máximas históricas no fim da semana passada. Em Tóquio, o índice japonês Nikkei avançou 0,50%, a 40.109,23 pontos, atingindo novo pico histórico, impulsionado por ações ligadas a chips.

 

Os mercados europeus operam com queda, enquanto os investidores aguardam uma nova semana de negociações e a próxima decisão sobre a taxa de juros do Banco Central Europeu (BCE). Espera-se que o BCE mantenha as taxas de juros estáveis ??na quinta-feira, mesmo com a inflação mostrando mais sinais de abrandamento.

 

 

Fonte: InfoMoney

MAIS

Notíciais Relacionadas