O Ibovespa recua nesta segunda-feira, 13, em direção oposta às leves altas de bolsas internacionais. A queda é puxada pelas ações da Vale (VALE3) e Petrobras (PETR4), com os maiores pesos do índice, que seguem a devalorização de commodities no exterior.
Ibovespa: - 0,41%, 107.633 pontos
Vale (VALE3): - 1,46%
Petrobras (PETR4): - 0,75%
O movimento de baixa também é explicado pela maior cautela de investidores com a rara entrevista do presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, que irá participar do programa Roda Viva desta noite. Entre os temas esperados estão o início do ciclo de corte de juros, metas de inflação e sua relação com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, que tem tecido críticas sobre suas políticas à frente da autarquia.
"Teremos um Roda Viva importante, para não dizer 'emocionante'", comentou Paulo Gala, economista-chefe do Banco Master, em morning call. O mais provável, segundo o economista, é que Campos Neto confirme a sinalização de apoio à mudança das metas da inflação. "Isso pode aliviar a carga de juros e facilitar a vida para o Banco Central [bater a meta]."
No boletim Focus desta segunda, eocnomistas voltaram a revisar as projeções de inflação para cima, com o IPCA previsto para 2024 saltando de 3,93% para 4% e o para 2025 de 3,5% para 3,6%.
Fonte: Exame Invest