O dólar cai e o Ibovespa opera em leve alta nos primeiros negócios desta quarta-feira, 11, seguindo o ambiente externo positivo. Expectativas de que a inflação global arrefeça e a economia chinesa aqueça pela reabertura prevista para este ano seguem motivando maior otimismo no mercado internacional. Bolsas avançam na Europa e no mercado de futuros de Wall Street.
Ibovespa: + 0,29%, 111.136 pontos
Dow Jones futuro (EUA): + 0,35%
S&P 500 futuro (EUA): + 0,41%
Nasdaq futuro (EUA): + 0,39%
O sentimento positivo ajuda a impulsionar os preços de commodities, com efeitos sobre as principais empresas brasileiras. Vale e Petrobras, com os dois maiores pesos do Ibovespa, avançam nesta manhã e puxam o índice para cima. Nesta madugada, o minério de ferro teve mais um pregão de alta na China, chegando à marca de US$ 122 por tonelada. O petróleo brent, negociado no Reino Unido, se firma acima de US$ 80 por barril.
Com a alta de hoje, a sequência positiva do Ibovespa chega ao sexto pregão consecutivo. Na Europa, índices de ações superam 5% de alta no ano e nos Estados Unidos, mais de 2%. No Brasil, a bolsa apagou as perdas do ano na sessão passada.
Apesar da melhora de percepção do mercado brasileiro, tudo pode mudar dependendo dos ventos de Brasília. A previsão é de que o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anuncie medidas econômicas do novo governo ainda nesta semana.
Fonte: Exame Invest