O Ibovespa (IBOV) tinha alta moderada nesta quarta-feira (21), após duas sessões de ganhos em meio às perspectivas sobre a PEC da Transição, enquanto no exterior o cenário era positivo para ações e commodities.
Por volta das 14h40, o principal índice da Bolsa brasileira avançava 0,28%, aos 107,1 mil pontos. O Ibovespa abriu em forte alta, estendendo os ganhos das últimas sessões, mas apagou parte do movimento por volta de 11h.
Um acordo no Congresso que reduziu de dois para um ano a vigência da PEC da Transição, que expande espaço no teto de gastos para o pagamento do Bolsa Família, impulsionou os ativos na véspera.
A expectativa nesta quarta-feira é pela continuação da votação do texto na Casa, que depois ainda terá que voltar ao Senado.
“Como todas as negociações políticas recentes parecem ter sido acertadas em conjunto pelas duas Casas do Congresso, as votações devem ser concluídas nesta semana, possivelmente hoje, portanto antes do recesso de final de ano que começa dia 23”, escreveu a equipe do Citi em relatório.
Os analistas acrescentaram que esses desenvolvimentos políticos estão alinhados ao cenário-base do banco norte-americano para a política fiscal em 2023.
Notícias sobre as negociações envolvendo o trecho da PEC que prevê a apresentação de uma nova âncora fiscal até o meio de 2023 também estavam no radar.
Agentes financeiros continuam na expectativa por novas nomeações do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de seu futuro ministro da Fazenda, Fernando Haddad.
Fonte: Com informações da Reuters
Extraído: Money Times