O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) caiu 0,4% em março em relação a fevereiro e ficou 7,8% abaixo do observado no mesmo mês do ano passado, segundo dados divulgados nesta segunda-feira (6) pela Eurostat, a agência oficial de estatísticas da União Europeia.
No bloco da UE como um todo, a inflação “na porta da fábrica” mostrou retração de 0,5% na comparação mensal e de 7,6% na anual.
Os dados de marços mostraram que deflação perdeu força, uma vez que , em fevereiro, os preços ao produtor industrial caíram 1,1% na área do euro e 1,0% na UE. A taxa anualizada na área da moeda comum estava em -8,5% em fevereiro.
O núcleo do PPI, que exclui as variações de energia, aumentou 0,2% no mês de março.
Na comparação mensal, os preços dos bens intermediários subiram 0,1%, os de energia caíram 1,8%, os bens de capital mostraram retração de 0,1%, quando os bens duráveis subiram 0,1% e os não-duráveis avançaram 0,4%.
As maiores quedas de preços nos países com dados disponíveis aconteceram na Bulgária (-3.4%), Dinamarca e Grécia (ambos com -2.3%) e Espanha (-2.2%). Os aumentos mais relevantes foram observados na Suécia e Irlanda (ambos com +0.9%) e na Alemanha e Croácia (ambos com +0.2%).
Fonte: InfoMoney