O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), considerado a inflação oficial do país, apresentou alta de 0,62% em dezembro, após variação de 0,41% em novembro. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta terça-feira, 10. Com isso, o indicador anual atinge 5,79%, acima da meta novamente.
As projeções consensuais compiladas pelo Investing.com indicavam alta de 0,45% em dezembro, levando a uma variação anual de 5,60%.
A meta estabelecida pelo Conselho Monetário Nacional (CMN) é de 3,5%, com tolerância de 1,5 ponto percentual. Assim, o limite superior da meta é de 5%.
Étore Sanchez, economista da Ativa Investimentos, que projetava variação mensal de 0,47%, aponta que os núcleos surpreenderam para cima, mas os serviços ficaram bem comportados. “Nosso desvio acabou sendo amplamente concentrado em higiene pessoal responsável por 11bps do erro no headline. Ademais, artigos de residência contribuiu com +3bps para o desvio”, avalia. Para o economista, a variação anual teve como grande responsável a alta da alimentação no domicílio, com +13,2%.
Fonte: Investing.com