Inflação e eleição nos EUA vão direcionar mercados em 2024, segundo JPMorgan

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Inflação e eleição nos EUA vão direcionar mercados em 2024, segundo JPMorgan

06/02/2024

Compartilhe:

Uma pesquisa realizada pelo JPMorgan (NYSE:JPM) revelou as opiniões dos especialistas do mercado sobre os fatores que podem influenciar os mercados globais em 2024.

 

Segundo a pesquisa, os especialistas apontam a inflação e a eleição presidencial nos EUA como os principais catalisadores para os mercados este ano. Além disso, os especialistas alertam para os riscos de liquidez que as empresas podem enfrentar.

 

De acordo com os resultados da pesquisa divulgados pelo JPMorgan, 27% dos participantes afirmaram que a inflação será o maior desafio para os mercados. Já 20% dos participantes indicaram que a eleição nos EUA em novembro será o fator mais relevante para a economia global.

 

Por outro lado, com a inflação em queda nos EUA, o mercado esperava que o Fed fizesse cortes profundos de juros em 2024, o que impulsionou o apetite por risco e a valorização dos títulos e ações em 2023. No entanto, o Fed manteve uma postura cautelosa e reduziu as expectativas de cortes. Além disso, os dados econômicos que mostram que a economia continua forte, como o relatório de emprego dos EUA na sexta-feira, são vistos como fatores que diminuem a necessidade de cortes de juros. Após o relatório de emprego, que superou as previsões, os títulos dos EUA tiveram sua maior queda desde setembro.

 

Estrategista do JPMorgan prevê menos cortes de juros
O estrategista do JPMorgan, Marko Kolanovic, em seu último comentário, disse que a decisão de Jerome Powell de descartar um corte de juros em março reforça a visão de que os bancos centrais globais não farão cortes de juros no primeiro semestre do ano.

 

Kolanovic declarou ainda que, sem um evento significativo, espera que o afrouxamento monetário em 2024 seja mais suave do que o mercado antecipa.

 

 

Fonte: Investing.com

MAIS

Notíciais Relacionadas