As projeções de médio prazo indicam a formação de uma intensa frente fria que vai trazer mudanças bruscas no tempo no decorrer deste final de semana (10/06). Primeiro virão as chuvas, com potencial de acumulados expressivos, e na sequência vem a queda brusca nas temperaturas, saindo da casa dos 30°C para 5°C. Entretanto, há previsão de chuvas intensas que devem ser acompanhadas de perto.
Inicialmente as chuvas chegaram no sábado (10), ainda na primeira metade do dia, a partir do extremo sul do Brasil. A banda de instabilidades da frente fria avança até o sul de Santa Catarina e pode provocar chuvas de até 20 mm no leste do Rio Grande do Sul.
Essas chuvas avançam e ganham força no domingo (11) – com o suporte de ar quente e úmido da floresta tropical. Esse corredor de umidade também deve levar instabilidades para a metade oeste do Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, mas os acumulados mais significativos ocorrem sobre a Serra Gaúcha e Catarinense, com previsão de até 40 mm no decorrer do período.
Na segunda-feira (12), o corredor de instabilidades atua de forma estacionária entre o sul do Mato Grosso do Sul e norte do Rio Grande do Sul, promovendo chuvas ainda mais significativas do que as de domingo. Algumas regiões ao norte de Santa Catarina e Sul do Paraná podem receber até 60 mm de chuva.
A frente fria deverá persistir ao longo de toda a próxima semana, sendo reforçada por um sistema de baixa pressão na costa do sudeste. Este evento deve perder intensidade somente a partir da próxima sexta-feira (16). Desta forma, os acumulados previstos nos próximos 7 dias indicam um cenário de muita água no centro-sul do Brasil, especialmente no sudeste de São Paulo, leste do Paraná e quase todo o estado de Santa Catarina.
Na previsão por conjunto, os valores indicados superam os 150 e 200 mm entre os dias 10 e 17 de Junho em algumas áreas como Paranaguá-PR (200 mm), Registro-SP (190 mm), Joinville-SC (175 mm), e Vacaria-RS (150 mm).
Fonte: Agrolink