A safra 2021/22 de cana-de-açúcar do Centro-Sul do Brasil, fortemente impactada pelo clima adverso, deve finalizar antes do final do ano, como costumava ser. A consultoria Itaú BBA estima que algumas usinas concluam o período de colheita já a partir de outubro.
"No mês de setembro, as atenções continuarão voltadas para a oferta de cana na região Centro-Sul, que com menores produtividades, podem levar algumas usinas a finalizarem o período de colheita a partir de outubro", disse a consultoria em relatório.
O clima na safra de cana também está no radar de outros importantes países produtores, mas com viés positivo para a safra.
"O aumento estimado de área de cana na Índia e na Tailândia adicionado aos bons volumes de precipitações resultarão em aumento na moagem de cana dos dois países, incrementado assim a produção de açúcar em 0,6% e 31,6%, respectivamente", destacou a consultoria.
A Índia só não elevará mais a produção do adoçante na nova temporafa porque cerca de 3,4 milhões de toneladas do adoçante serão destinadas à produção de etanol, segundo projeções da Associação das Usinas de Açúcar da Índia (ISMA, sigla em inglês).
BASES PARA A SAFRA 2022/23
O planejamento para a próxima temporada no Centro-Sul do Brasil começou positivo, segundo o Itaú BBA.
"A elevação dos preços de NY aliada a valorização do dólar frente ao real, posicionam as cotações para safra 2022/23 acima dos R$ 2.300/t, o que pode ser uma boa oportunidade para a garantia de preços mínimos", destaca.
Fonte:Notícias Agrícolas