Mais chuvas: até 350 milímetros acumulados até o fim do mês; saiba onde

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Mais chuvas: até 350 milímetros acumulados até o fim do mês; saiba onde

24/02/2023

Compartilhe:

A tendência é para aumento das chuvas na região Sul, inclusive sobre o Rio Grande do Sul, até a próxima terça-feira (28). De acordo com a Climatempo, o fim do mês também será chuvoso em outros estados. São os casos, por exemplo, de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Mato Grosso do Sul, Amazonas, Pará e Amapá. A faixa que vai do norte do Maranhão ao litoral da Paraíba também está no radar das pancadas, assim como o centro-norte de Mato Grosso.

 

No Sul do país, haverá o desenvolvimento de outra baixa pressão atmosférica a partir da sexta-feira (24) sobre a costa da região, com características de ciclone extratropical mais definido a partir de domingo. Essa condição pode dar origem a uma nova frente fria em alto mar. Nesse sentido, há previsão de grandes acumulados de chuva na metade norte e leste do Rio Grande do Sul. Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul também devem registrar temporais e acumulados elevados ainda em fevereiro.

 

Por influência dos ventos em altitude e do calor, da alta da Bolívia e mais outra borda de vórtice ciclônico nos altos níveis da atmosfera (VCAN), as chuvas devem seguir, ainda, sobre todos os estados do Nordeste, além de Minas Gerais, do Rio de Janeiro, do Espírito Santo e parte do estado de São Paulo.

 

Chuvas com elevados acumulados

A alta da Bolívia também ajudará nas instabilidades sobre as regiões Norte e Centro-Oeste — e ainda há a zona de convergência intertropical (ZCIT). Estima-se que, na média, os acumulados de chuva para o período nessas áreas será de 150 e 350 milímetros na média. Segundo a Climatempo, é necessário ter atenção, sobretudo, nos seguintes estados:

Paraná;
São Paulo;
Centro-oeste do Rio de Janeiro (incluindo o RMRJ e a região Serrana);
Do norte ao leste e pelo centro-oeste de Santa Catarina;
Noroeste e centro-leste do Rio Grande do Sul;
Sul de Minas Gerais;
Centro, norte e noroeste de Mato Grosso;
Amazonas;
Rondônia;
Metade sul de Mato Grosso do Sul;
Litoral e sul do Ceará;
Litoral do Rio Grande do Norte;
Do sul ao norte do Pará;
Amapá;
Norte do Maranhão; e
Norte do Piauí.

 

Fonte: Canal Rural

MAIS

Notíciais Relacionadas