Os mercados globais operam em marcha ré nesta terça-feira (17), com investidores dando mais ouvidos à aversão aos ativos de risco com a volta das bolsas de valores dos Estados Unidos e da temporada de resultados.
Os índices futuros de ações em Nova York abriram com viés negativo à medida que o mercado aguarda os balanços corporativos de mais companhias, para se ter uma ideia de como anda a principal economia do planeta.
O S&P 500 e o Dow Jones caíam 0,22% e 0,19%, respectivamente, antes da abertura do mercado. Já o Nasdaq, a bolsa de tecnologia dos EUA, cedia 0,37% no mesmo instante.
Antes da abertura do mercado, investidores terão em mãos os balanços dos bancos Goldman Sachs e Morgan Stanley. Após o fechamento do mercado, serão divulgados os números da United Airlines.
Mercados globais em cautela
A maioria das bolsas de valores situadas na Ásia encerrou a terça-feira com desempenho negativo, ao passo que investidores da região reagem ao PIB da China, que cresceu 2,9% no quarto trimestre de 2022, acima das projeções de 1,8% feitas pelo mercado.
Os destaques na região foram Xangai (-0,10%), Hong Kong (-0,78%), Japão (+1,23%) e Coreia do Sul (-0,85%).
O minério de ferro, importante termômetro para a Vale (VALE3), fechou em queda de 1,42% na bolsa de commodities de Dalian na China, a 834 yuans a tonelada métrica, após ajustes no contrato futuro que vence em maio de 2023.
O petróleo tipo Brent, referência internacional usada pela Petrobras (PETR4), subia 0,2% com cada barril valendo US$ 84,63, com um cenário de misto de dados na China e crença na demanda futura em 2023.
Na Europa, os mercados acionários operam próximos da estabilidade nesta terça-feira, mais uma vez com as atenções voltadas para o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.
O Stoox 600, índice que reúne as ações mais negociadas do continente, tinha ligeira queda de 0,14% aos 453,99 pontos. Em Londres, o FTSE caía 0,2%. Já em Frankfurt, o DAX perdia 0,12%.
Fonte: MoneyTimes