Os mercados globais abrem a semana em alta, indo contra a maré de baixa que pode abater o Ibovespa nesta segunda-feira (9), com investidores ainda em clima de primeiro grande rali de início de ano.
Após um pregão fortes ganhos em Wall Street na última sexta-feira (6), os índices futuros de ações em Nova York buscam estender apetite por ativos de risco nesta manhã.
O S&P 500 e o Dow Jones subiam 0,35% e 0,20%, respectivamente, antes da abertura do mercado. Já o Nasdaq, a bolsa de tecnologia dos EUA, saltava 0,51% no mesmo instante.
Ao longo da semana, a agenda de indicadores econômicos esquenta com os números da inflação ao consumidor dos EUA em dezembro na quinta-feira (12), além do início da temporada de balanços corporativos, começando com os grandes bancos em Wall Street na sexta-feira (13).
Mercados globais com apetite a risco
As bolsas de valores situadas na Ásia seguiram o bom humor dos investidores nos EUA durante o overnight. A reabertura da fronteira entre China e Hong Kong também animou os mercados acionários.
Os destaques na região foram Xangai (+0,58%), Hong Kong (+1,89%), Coreia do Sul (+2,63%) e Taiwan (+2,64%).
O minério de ferro, importante termômetro para a Vale (VALE3), fechou em alta de 1,72% na bolsa de commodities de Dalian na China, a 829,50 yuans a tonelada métrica, no contrato futuro que vence em maio de 2023.
O petróleo tipo Brent, referência internacional usada pela Petrobras (PETR4), disparava 3,23% com cada barril valendo US$ 81,11, com notícia acerca de cargueiro encalhado no Canal de Suez, no Egito, a principal ligação da Europa com os portos do Oriente.
Fonte: MoneyTimes