O volume das vendas no varejo no Reino Unidos caiu 0,4% em novembro, após ter registrado uma alta de 0,9% em outubro (dado já revisado), de acordo com dados preliminares divulgados nesta sexta-feira pelo escritório para estatísticas nacionais do país (ONS).
Ema valores, as vendas aumentaram 0,5% ante outubro, após alta de 1,7% no mês anterior. Esses dados não estão ajustados por variações de preços.
Em comparação com o mesmo período do ano anterior, o volume de vendas varejistas caiu 6,2% nos três meses até novembro de 2022, enquanto os valores das vendas aumentaram 4,4%.
Segundo o ONS, em comparação com o nível pré-pandemia, em fevereiro de 2020, as vendas totais no varejo foram de 14,8% maiores em termos de valor, mas os volumes estão 0,7% menores.
O volume de vendas do varejo sem loja (predominantemente varejistas online) caiu 2,8% no mês, continuando uma tendência de retração observada desde o início de 2021, quando a economia em geral reabriu e as pessoas puderam voltar a fazer compras nas lojas físicas. Esse indicador já está 18,2% acima dos níveis pré-covid.
Ao mesmo tempo, o volume de vendas de combustíveis automotivos caiu 1,7% em novembro de 2022, após um aumento de 3,2% em outubro, mas está 8,7% abaixo dos níveis de fevereiro de 2020.
O volume de vendas em lojas não alimentícias caiu 0,6% e permaneceu 1,8% mais fraco que os níveis anteriores à crise sanitária.
Nas lojas de alimentos, as vendas aumentaram 0,9% na comparação mensal, com evidências de que os clientes estocaram mais cedo para o Natal.
O relatório divulgado hoje abrange o período de 30 de outubro a 26 de novembro , portanto inclui as promoções da Black Friday, mas não conta com dados da Cyber ??Monday, que será incluída na divulgação sobre o mês de dezembro.
Fonte: InfoMoney