Sul
O tempo fica bastante instável em todo o Paraná, nordeste e faixa leste de Santa Catarina e em todo o litoral do Rio Grande do Sul. De acordo com a Somar Meteorologia, um dos responsáveis por essas condições é o sistema de baixa pressão atmosférica que se forma no norte do Paraguai. Além disso, colaboram instabilidades em médios níveis da atmosfera, conhecidas como cavado, e ainda ventos úmidos que sopram do oceano contra a costa do Sul.
As áreas mencionadas apresentam condição para chuva a qualquer hora do dia, que pode ter intensidade de fraca a moderada, além de trovoadas.
Já no meio-oeste catarinense e em quase todo o território gaúcho, o tempo fica mais nublado, sem chuva. O sol predomina, entre poucas nuvens, somente na fronteira oeste do Rio Grande do Sul. O frio continua na região.
Sudeste
Os mesmos sistemas que atuam na região Sul deixam o tempo bastante instável no sul do estado de São Paulo. Nessa área, pode chover a qualquer hora do dia e o sol nem chega a aparecer. O tempo permanece bem fechado o dia inteiro.
Já no oeste paulista, Região Metropolitana de São Paulo, Serra da Mantiqueira e Médio Paraíba, o tempo fica mais nublado. Enquanto isso, na faixa litorânea do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, a chuva ocorre de forma passageira, intercalada com aberturas de sol. Por outro lado, nada de chuva em todas as demais áreas, onde o sol segue predominando.
Centro-Oeste
Uma área de baixa pressão atmosférica se forma no norte do Paraguai, mantendo o tempo bastante chuvoso no oeste e sul de Mato Grosso do Sul. Além disso, nessas áreas as temperaturas ficam amenas o dia inteiro, inclusive à tarde.
Já no noroeste do estado, o tempo fica mais nublado, enquanto nas demais áreas o sol predomina. Tempo firme também em todo Mato Grosso, Goiás e Distrito Federal.
Nordeste
A área da chuva segue praticamente a mesma na região, em relação ao dia anterior. O que muda é que, no litoral de Pernambuco e da Paraíba, a chuva é mais volumosa e frequente ao longo do dia, e o céu nem chega a abrir nessas áreas.
Chove de forma isolada no litoral sul da Bahia, leste de Alagoas, Rio Grande do Norte, norte do Ceará e do Piauí e em boa parte do Maranhão.. Enquanto isso, no sertão nordestino, em Sergipe e no litoral norte da Bahia, o tempo fica firme, sem chuva.
Norte
Pancadas de chuva de intensidade moderada a forte, acompanhadas de raios, ocorrem desde o norte de Rondônia e Acre, incluindo o Amazonas, Roraima, grande parte do Pará e Amapá. Tempo firme somente no Tocantins e sudeste do Pará, devido à atuação de uma massa de ar seco.
Fonte: Canal Rural