A moagem de cana-de-açúcar em Minas Gerais atingiu 51,5 milhões de toneladas, até 01/09, superando em 8,1% o montante registrado no mesmo período da safra passada.
A produção de açúcar alcançou 3,47 milhões de toneladas, 10,8% acima da mesma posição do ano passado. Na quinzena foram produzidas 428 mil toneladas do adoçante, 2% abaixo das 436 mil toneladas no mesmo período da safra anterior.
A fabricação de etanol total alcançou 2,05 bilhões de litros, 4% acima do volume em mesmo período do ano passado. O hidratado alcançou 1,2 milhão de m³, e o anidro 845 mil m³, volume semelhante para o hidratado e 9% de aumento para o anidro se comparado ao mesmo período da safra 2022/23.
O mix de produção acumulado é de 51% para o açúcar, com 2 pontos percentuais acima da safra passada.
Os dados divulgados pela Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais -- SIAMIG, mostram que a moagem de cana em Minas Gerais está bem encaminhada para superar a expectativa da indústria. O volume processado na segunda quinzena de agosto já representa 71% da estimativa total, o que sugere que a safra deve se encerrar com um volume recorde.
A produção de açúcar também está superando as expectativas, com um crescimento de 10,8%. Isso se deve, em parte, ao aumento da produtividade das lavouras, que tem permitido que as usinas produzam mais açúcar a partir de cada tonelada de cana moída.
A produção de etanol também está em linha com as expectativas, com um crescimento de 4%. O aumento do volume produzido de etanol anidro é um sinal de que as usinas estão atendendo à demanda crescente por esse combustível, que é usado para misturar à gasolina.
Fonte: SIAMIG - Associação das Indústrias Sucroenergéticas de Minas Gerais
Extraído de Agência UDOP de Notícias