Depois do fim de semana mais quente do ano em alguns municípios do Brasil, a tendência é de mudança no tempo no Sudeste a partir de quarta-feira (20), quando começa o outono. No último sábado (16), a máxima na cidade de São Paulo foi de 34,7 °C, um novo recorde para o ano e também para a série histórica para o mês de março, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
“Essa temperatura supera a maior máxima registrada em 2024, de 34,3 °C, que foi medida nos dias 14 e 15 de março deste ano, e em 1º de março de 2012. Desde que começaram as medições do Inmet em 1943, nunca se viu um dia com tanto calor assim em março”, afirma o meteorologista do Canal Rural, Arthur Müller.
A título de curiosidade, a maior temperatura já registrada na capital paulista foi 37,8 °C no dia 17 de outubro de 2014, de acordo com as medições do Inmet.
“É importante entender que o recorde depende de um ponto de referência e estamos usando as médias de março para isso e as que foram registradas de janeiro até agora, por isso é recorde para março e recorde deste ano, mas não recorde absoluto”, informa Müller.
Não foi apenas em São Paulo que o calor beirou o insuportável. No Rio de Janeiro, a sensação térmica chegou a 62,3°C.
O tempo nesta terça-feira
Nesta terça-feira (19), a temperatura ainda é elevada e o tempo segue firme no litoral do Espírito Santo e no nordeste de Minas Gerais. Chuvas passageiras são esperadas no leste de Minas Gerais, interior capixaba e norte do Rio de Janeiro.
Nas demais áreas do Sudeste, nuvens carregadas se formam a partir da tarde, e ocorrem pancadas de chuva com raios. Há risco de temporais isolados no sul e leste de São e sul do Rio de Janeiro, com a aproximação de uma frente fria que vai mudar o tempo a partir de quarta-feira.
Mas será na sexta-feira (22) que haverá diminuição significativa das temperaturas. A máxima prevista em São Paulo será de 24 °C, de acordo com a Climatempo. Ou seja: cerca de 10 °C a menos do que o registrado no último fim de semana.
No Sul do Brasil, pode chover em boa parte dos três estados. No Centro-Oeste, as pancadas são isoladas, com exceção do oeste de Mato Grosso do Sul, onde o tempo permanece seco e faz muito calor.
No Nordeste, o tempo segue firme no centro-leste e sul da Bahia e no interior de Pernambuco. Nas demais áreas temos chuvas passageiras, que são mais fortes no norte do Ceará, oeste do Piauí e em todo o Maranhão, a exemplo do que vem acontecendo nas últimas semanas.
No Norte, as pancadas são mais fortes no extremo norte da região.
Fonte: Canal Rural