Muita chuva de norte a sul; confira a previsão do tempo

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Muita chuva de norte a sul; confira a previsão do tempo

07/03/2023

Compartilhe:

Chuva com direito a acumulados que podem, inclusive, se aproximar dos 70 milímetros no decorrer dos próximos cinco dias. Esse é o destaque meteorológico que consta na previsão do tempo divulgada pela X Weather para as cinco regiões brasileiras.

 

Em resumo, a meteorologia aponta que haverá muita chuva de norte a sul do país. Na região nortista, por exemplo, os maiores acumulados são esperados para quatro dos sete estados: Amazonas, Pará, Rondônia e norte do Tocantins.

 

Com as instabilidades desta semana indo de norte a sul, volume de 30 a 70 milímetros são aguardados para áreas da região sulista. Tal condição deve ocorrer na faixa que fica entre Santa Catarina e Paraná.

 

Chuva com grandes acumulados

Para os próximos cinco dias, chuvas também serão registradas no Nordeste, no Centro-Oeste e no Sudeste. É o que informa a meteorologista Amanda Souza, da X Weather. Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para o período em cada uma das regiões geográficas do país.

 

Norte

Ainda chove de maneira expressiva, mesmo que em forma de pancadas intercaladas com períodos de melhoria. Janelas rápidas de tempo aberto devem ser aproveitadas pelos produtores para darem andamento nas atividades de campo diariamente, mas no somatório de cinco dias são esperados volumes em torno de 70 milímetros em grande parte da região, como Amazonas, Rondônia, Pará e o norte do Tocantins.

 

Nordeste

Muita chuva prevista para os próximos dias em áreas produtoras do Maranhão e no centro e norte do Piauí. Isso pode atrapalhar de forma pontual o andamento das atividades de campo. Por outro lado, o maior destaque desta semana vai para o tempo mais favorável para o andamento da colheita da soja na Bahia.

 

O tempo firme desses próximos dias, ou no máximo com chuvas isoladas. Essa condição climática deve ser aproveitada pelos produtores para acelerar as atividades de campo, visto que a tendência é de chuvas migrando para a Bahia na segunda quinzena de março.

 

Centro-Oeste

Muita chuva prevista para os próximos dias. Mesmo que rápidas e intercaladas com períodos de melhoria, essas pancadas ainda podem atrapalhar de forma momentânea as atividades de colheita da soja e do plantio do safrinha na região. Em Mato Grosso do Sul, onde a colheita já está atrasada, são esperados volumes entre 25 e 50 milímetros nos próximos cinco dias.

 

Sudeste

Pouca coisa deve mudar nos próximos dias, com tempo instável e chance de chuva na maior parte da região. Os maiores acumulados ainda devem ser registrados no centro e leste de São Paulo, assim como no sul de Minas Gerais. Por causa do calor, ainda não se descarta o risco de temporais.

 

Para as áreas produtoras no norte paulista e no Triângulo Mineiro, há possibilidade de chuvas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria e janelas com tempo aberto para o avanço das atividades de campo. Ainda há um cenário de chuvas irregulares e isoladas no norte mineiro.

 

Sul

A chuva ainda seguirá espalhada sobre a maior parte da região nos próximos dias, mesmo que em forma de pancadas rápidas e intercaladas com períodos de melhoria e janelas para o andamento das atividades de campo, como a colheita da soja e o plantio do milho segunda safra.

 

Os maiores acumulados devem ser registrados entre Santa Catarina e o Paraná, com volumes entre 30 a 70 milímetros. Vale ressaltar, porém, que esses volumes estarão distribuídos em cinco dias e que, de modo geral, não devem atrapalhar muito as atividades de colheita. No Rio Grande do Sul ainda são esperados acumulados significativos nesta terça-feira (7), mas de forma pontual no nordeste do estado, enquanto que na maior parte das áreas produtoras são esperadas apenas pancadas isoladas.

 

 

Fonte: Canal Rural

MAIS

Notíciais Relacionadas