A semana contará com uma nova frente fria avançando sobre o Sul e o Centro-Oeste do Brasil. Além disso, a previsão do tempo indica que haverá muita chuva espalhada pelo país no decorrer dos próximos dias. Nesse sentido, tem ponto que pode registrar até 100 milímetros de acumulados até o próximo domingo (16).
A frente fria, por exemplo, vai surgir no Sul no decorrer desta semana. Consequentemente, o sistema deverá avançar para o Centro-Oeste, onde será responsável por pancadas de chuva em praticamente toda a região.
É justamente no Centro-Oeste, mas precisamente no extremo sul de Mato Grosso do Sul, que a chuva mais expressiva deve ocorrer ao longo da semana. Nessa faixa do país, a meteorologia aponta para acumulados de até 100mm de chuva.
Previsão do tempo com nova frente fria e chuva
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para a semana. Avisos: vai ter chuva e nova frente fria
- Sul
A semana começou com tempo seco no Sul do Brasil, mas isso deve mudar a partir da chegada de uma nova frente fria, que provocará pancadas de chuva. Vale ressaltar que até o dia 16 de abril, a chuva será irregular na região, ficando mais concentrada na metade sul gaúcha e no norte paranaense. Os maiores acumulados devem ser registrados no noroeste do Paraná, o que pode atrapalhar de forma pontual e rápida, mas não paralisar, o avanço da semeadura do milho safrinha.
- Sudeste
De 11 a 16 de abril serão registradas mais pancadas de chuva na maior parte da região, com destaque para os maiores acumulados no leste e na metade sul de São Paulo, bem como no Triângulo Mineiro. Os volumes devem entre 35 e 70mm, o que não deve ser grande preocupação para o andamento das atividades de campo durante a semana.
- Centro-Oeste
A semana começou com tempo seco na maior parte de Mato Grosso do Sul, mas isso já deve mudar nos próximos dias. Até 16 de abril são esperadas pancadas de chuva na região de forma generalizada. Com o avanço de uma nova frente fria, inclusive, a chuva pode ser volumosa e forte no extremo sul da região, com volumes de até 100mm, o que pode paralisar de forma momentânea a semeadura do safrinha no sul de Mato Grosso do Sul.
- Nordeste
Poucas mudanças no tempo serão registradas até 16 de abril, com expectativa de chuvas mais organizadas no Maranhão. Mesmo que com menores acumulados comparados às últimas semanas, a situação ainda deve manter as atividades de campo em ritmo lento devido ao excesso de umidade no solo. No norte do Ceará também são esperados volumes acima de 35mm nos próximos dias. Enquanto isso, a chance de chuva continua muito pequena na maior parte da região, em especial na Bahia.
- Norte
Chuvas espalhadas nos próximos dias, com acumulados variando entre 20 a 70mm na maior parte dos estados. A chuva mais expressiva pode ser registrada de forma mal distribuída na faixa norte desde o Amazonas até o Pará sob efeito da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT).
Fonte: Canal Rural