Depois de uma semana de chuvas muito fortes, uma nova frente fria chega à região Sul e causa instabilidades nesta segunda-feira (11/9), onde deve chover já pela manhã no Rio Grande do Sul, como por exemplo em Uruguaiana. Diante do solo bastante instável, qualquer volume moderado já é motivo para preocupação. De acordo com a Climatempo, a capital Porto Alegre só deve ter chuva à noite.
Enquanto isso, em Santa Catarina e no Paraná, a alta pressão impede a formação de nuvens carregadas e o sol e tempo firme predominam, assim como a maior parte do interior do Brasil que seguirá sob influência do ar seco.
Região Sul
A nova frente fria aumenta a umidade do estado gaúcho e tem potencial para prejudicar alguns municípios com transtornos. Muitas cidades apresentaram acumulados acima de 100 milímetros na última semana. Os temporais vão ganhar intensidade durante a tarde noite e madrugada, enquanto que de manhã só há possibilidade de garoas.
Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 15ºC e 31ºC, em Curitiba, entre 13ºC e 29ºC e em Florianópolis, 16º e 25ºC.
Região Sudeste
No Sudeste, o tempo seco predomina no começo da semana. Não há formação de nuvens carregadas e as temperaturas vão subir ao longo do dia. Com isso, não há expectativa para chuvas relevantes e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no Triângulo Mineiro e no norte de São Paulo.
Com grande amplitude térmica, as temperaturas variam entre 19ºC e 32ºC no Rio de Janeiro e 15ºC e 30ºC em São Paulo.
Região Centro-Oeste
A segunda-feira começa com destaque para o tempo abafado nos três Estados. Com muito sol e umidade abaixo de 30%, Goiás não tem perspectiva de chuva. Só há umidade nas cidades que fazem divisa com Rondônia em Mato Grosso, mas ainda assim são volumes pequenos. O calor mais intenso fica para Cuiabá, onde os termômetros podem chegar aos 41ºC. A Climatempo alerta para o aumento de focos de queimadas nos próximos dias.
Região Nordeste
A entrada constante de umidade vinda do mar contra a costa favorece nuvens de chuva sobre o litoral do Nordeste. Mesmo assim, as temperaturas seguem altas e a sensação é de abafamento. Com isso, o sol se intercala com aberturas de sol.
Grande parte do Nordeste continua com firme e seco e umidade muito baixa, desde o sul do Maranhão até o Piauí, com valores abaixo de 20%, considerada situação de alerta.
Região Norte
Há previsão de pancadas de chuva forte entre Roraima, Amazonas, Pará e Amapá. Essas precipitações podem ser acompanhadas por raios e ventos fortes, porém, o calor também é destaque em todos os Estados com chuva, além do Acre.
Fonte: Globo Rural
Extraído de Agência UDOP de Notícias