Nova frente fria traz mais chuvas ao Sul no começo da semana

Notícias do Mercado

Notícias do Mercado

Nova frente fria traz mais chuvas ao Sul no começo da semana

11/09/2023

Compartilhe:

Depois de uma semana de chuvas muito fortes, uma nova frente fria chega à região Sul e causa instabilidades nesta segunda-feira (11/9), onde deve chover já pela manhã no Rio Grande do Sul, como por exemplo em Uruguaiana. Diante do solo bastante instável, qualquer volume moderado já é motivo para preocupação. De acordo com a Climatempo, a capital Porto Alegre só deve ter chuva à noite.

 

Enquanto isso, em Santa Catarina e no Paraná, a alta pressão impede a formação de nuvens carregadas e o sol e tempo firme predominam, assim como a maior parte do interior do Brasil que seguirá sob influência do ar seco.

 

Região Sul
A nova frente fria aumenta a umidade do estado gaúcho e tem potencial para prejudicar alguns municípios com transtornos. Muitas cidades apresentaram acumulados acima de 100 milímetros na última semana. Os temporais vão ganhar intensidade durante a tarde noite e madrugada, enquanto que de manhã só há possibilidade de garoas.

 

Em Porto Alegre, as temperaturas variam entre 15ºC e 31ºC, em Curitiba, entre 13ºC e 29ºC e em Florianópolis, 16º e 25ºC.

 

Região Sudeste
No Sudeste, o tempo seco predomina no começo da semana. Não há formação de nuvens carregadas e as temperaturas vão subir ao longo do dia. Com isso, não há expectativa para chuvas relevantes e a umidade relativa do ar fica abaixo dos 30% no Triângulo Mineiro e no norte de São Paulo.

 

Com grande amplitude térmica, as temperaturas variam entre 19ºC e 32ºC no Rio de Janeiro e 15ºC e 30ºC em São Paulo.

 

Região Centro-Oeste
A segunda-feira começa com destaque para o tempo abafado nos três Estados. Com muito sol e umidade abaixo de 30%, Goiás não tem perspectiva de chuva. Só há umidade nas cidades que fazem divisa com Rondônia em Mato Grosso, mas ainda assim são volumes pequenos. O calor mais intenso fica para Cuiabá, onde os termômetros podem chegar aos 41ºC. A Climatempo alerta para o aumento de focos de queimadas nos próximos dias.

 

Região Nordeste
A entrada constante de umidade vinda do mar contra a costa favorece nuvens de chuva sobre o litoral do Nordeste. Mesmo assim, as temperaturas seguem altas e a sensação é de abafamento. Com isso, o sol se intercala com aberturas de sol.

 

Grande parte do Nordeste continua com firme e seco e umidade muito baixa, desde o sul do Maranhão até o Piauí, com valores abaixo de 20%, considerada situação de alerta.

 

Região Norte
Há previsão de pancadas de chuva forte entre Roraima, Amazonas, Pará e Amapá. Essas precipitações podem ser acompanhadas por raios e ventos fortes, porém, o calor também é destaque em todos os Estados com chuva, além do Acre.

 

 

Fonte: Globo Rural
Extraído de Agência UDOP de Notícias

MAIS

Notíciais Relacionadas