A recuperação dos reservatórios das hidrelétricas ao longo do período úmido, que se encerra agora em abril, garantirá uma operação mais confortável do sistema elétrico brasileiro no restante deste ano, afirmou nesta segunda-feira Luiz Carlos Ciocchi, diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS).
Em coletiva de imprensa, ele afirmou que o período úmido foi “como não se via há muito tempo”, sendo que o armazenamento dos reservatórios no Sudeste/Centro-Oeste, a “caixa d’água” do país, atingiu em abril o melhor nível desde 2012.
O ONS estima ainda que a capacidade dos reservatórios do Sistema Interligado Nacional (SIN) pode chegar ao fim do período seco com um mínimo de 40% e no máximo 60%.
Segundo Ciocchi, com a melhora dos níveis de armazenamento, o país deverá demandar apenas geração termelétrica inflexível, entre 4 mil MW e 6 mil MW, ante 20 mil MW despachados no ano passado.
Com isso, a expectativa é de que a Agência Nacional de Energia Elétrica mantenha acionada a bandeira tarifária verde até o fim do ano, disse Ciocchi.
Fonte: Reuters