O pagamento via WhatsApp começa a valer a partir desta terça-feira (4) no Brasil. O serviço vai permitir que usuários transfiram dinheiro para amigos ou familiares sem cobrança de tarifas e será disponibilizado ao longo das próximas semanas em todo o Brasil para pessoas físicas. Os pagamentos para empresas vão ser ativados no futuro, depois de aprovação.
Quem vai poder usar? Usuários do WhatsApp que tenham cartões de débito, pré-pago ou combo do Banco do Brasil, Banco Inter, Bradesco, Itaú, Mercado Pago, Next, Nubank, Sicredi e Woop Sicredi, com as bandeiras Visa e Mastercard. Os pagamentos vão ser processados pela Cielo e, por enquanto, a novidade não está disponível para cartões de crédito.
Os pagamentos no WhatsApp são habilitados pelo Facebook Pay e a empresa garante que transações são protegidos por camadas de segurança, como PIN do Facebook Pay ou a biometria em dispositivos compatíveis.
Como vai funcionar? O primeiro passo é cadastrar um cartão das instituições parceiras no Facebook Pay. Depois disso, o cliente escolhe a conversa da pessoa para quem deseja mandar o dinheiro, clica no ícone de clipe de papel e em pagamento. Basta colocar o valor da transferência, a senha do Facebook Pay e o valor será transferido.
Para enviar e receber pagamentos no WhatsApp, é preciso ter um número de telefone do Brasil. Só vão ser autorizadas transações nacionais e em moeda local.
Existe limite de valor para as transferências? Sim. Podem ser enviados até R$ 1 mil por transação e cada pessoa pode receber 20 transferências por dia, com limite de R$ 5 mil por mês.
Um usuário convida o outro
O serviço vai ser implementado aos poucos no Brasil. Quem tiver a função ativada, pode convidar amigos e familiares para usar os pagamentos também – uma conta habilita o serviço para a outra automaticamente ao enviar uma transferência de qualquer valor.
Os bancos parceiros também podem convidar os clientes para se inscreverem no WhatsApp Pay.
O que o WhatsApp diz sobre a novidade? “Estamos animados com a disponibilização desse serviço. Facilitar o envio e o recebimento de dinheiro de maneira segura não poderia ser mais importante neste momento, já que não só diminui a exposição das pessoas à pandemia, mas também as ajuda a se manterem conectadas com entes queridos, expande o acesso a serviços financeiros e possibilita que mais pessoas participem da economia digital”, afirmou Matt Idema, diretor de operações do WhatsApp.
Fonte: 6 Minutos/UOL