A sexta-feira (17) será de instabilidades. Conforme boletim da Climatempo, a previsão indica para a ocorrência de fenômenos como pancadas de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento ao decorrer desta sexta-feira (17).
O trio de condições climáticas adversas é aguardado para três das cinco regiões geográficas do Brasil. Isso porque pancadas de chuva, descargas elétricas e rajadas de vento são aguardados para faixas do Sudeste, Centro-Oeste e Norte. É o caso, por exemplo, da área que pega Cuiabá, Goiânia e Brasília.
Segundo a Climatempo, o destaque de sexta da região Sul será a leva de temporais, além da passagem de uma nova frente fria. Nesse sentido, a meteorologia adianta que o Nordeste também deve contar com tempestades e raios.
Previsão do tempo com pancadas de chuva e mais
Confira, abaixo, o resumo da previsão do tempo para as cinco regiões geográficas do Brasil. As informações são da Climatempo e válidas somente para esta sexta-feira (17).
Sul
As áreas que mais preocupam com potencial para temporais são o oeste catarinense e o centro-oeste do Paraná. Contudo a chuva pode cair forte no nordeste de Santa Catarina e entre a Região Metropolitana de Curitiba e o litoral do Paraná.
No Rio Grande do Sul, p sol aparece e não há previsão de chuva de Bagé a São Luiz Gonzaga, pegando Alegrete, Quaraí e Uruguaiana. Em Rio Grande e Santa Maria, por exemplo, há chance de chuva isolada, pela manhã. Na Grande Porto Alegre, as pancadas estão previstas para ocorrerem entre a tarde e noite. Na região serrana, contudo, a chuva pode cair em vários períodos do dia por causa da passagem de uma frente fria.
Sudeste
Ventos quentes vindos do interior do país devido ao sistema pré-frontal (antes da chegada de uma frente fria) deixam o tempo quente no estado de São Paulo. Toda a região Sudeste do Brasil fica sujeita a pancadas de chuva, que podem ser acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento. A chuva prevista é leve e passageira da Região dos Lagos (RJ) ao litoral capixaba.
Centro-Oeste
Toda a região fica sujeita a pancadas de chuva, podendo vir com descargas elétricas e rajadas de vento, inclusive em Cuiabá (MT), Goiânia (GO) e Brasília (DF). De Campo Grande (MS) ao sul de Mato Grosso do Sul, há potencial para temporais com rajadas de vento de 50 a 70 quilômetros por hora.
Nordeste
A zona de convergência intertropical (ZCIT) altera sua posição descendo um pouco mais, favorecendo as nuvens de tempestades sobre o Piauí. As instabilidades ganham força no estado e as pancadas de chuva podem cair em vários períodos do dia. O sistema influencia ainda o norte do Maranhão, com chuva que pode ser forte e com raios, assim como o Ceará. Chuva leve e passageira em Salvador (BA), Aracaju (SE), Maceió (AL), Recife (PE), João Pessoa (PB) e Natal (RN), por exemplo.
Norte
A região fica sujeita apancadas de chuva, que também podem ser acompanhadas por descargas elétricas e rajadas de vento, sobretudo entre tarde e noite. Tal situação é aguardada para quatro capitais: Belém (PA), Boa Vista (RR), Palmas (TO) e Macapá (AP). A chuva pode cair em vários períodos do dia no leste e norte do Amapá e em Manaus (AM).
Fonte: Climatempo
Extraído de Canal Rural