O presidente da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), Jorge Viana, avaliou nesta segunda-feira, 18, que o Brasil hoje tem um “ambiente saudável” e que é “sinônimo de oportunidades”.
“O ambiente de investimento e prosperidade no Brasil, de fazermos as grandes mudanças, está posto”, afirmou Viana, durante participação no painel “Brasil em foco: mais verde e comprometido com o desenvolvimento sustentável” da Confederação Nacional da Indústria (CNI), em Nova York.
Na avaliação de Viana, esse cenário é resultado do esforço das lideranças políticas nos últimos anos. “O Brasil só tira proveito de um evento como esse por conta do ambiente que foi construído pelas lideranças; ambiente é saudável, que é sinônimo de oportunidades”, pontuou.
Durante sua fala, o presidente da Apex reforçou, porém, que até o ano passado, a imagem do País, principalmente na Europa, estava “comprometida”, por questões como o desmatamento e o ataque às comunidades indígenas, mas que o governo federal e o Congresso têm avançado em pautas importantes.
“Oito meses depois, o cenário é completamente outro; o Congresso tem hoje aprovado, por exemplo, o maior programa social do mundo; temos reduzido o desmatamento e temos uma previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) acima de 3,0%, em um mundo que vive suas múltiplas crises”, destacou Viana.
Exportação
A Apex Brasil fechou uma parceria com a Shopee e os Correios para ampliar e promover as vendas brasileiras em países do Sudeste asiático, como Indonésia, Malásia, Filipinas, Singapura, Taiwan, Vietnã e Tailândia.
Entre as ações previstas no acordo, está a realização de webinars de sensibilização e treinamento para as empresas sobre marketplaces internacionais, apoio para operação estratégica e adequada na plataforma Shopee, e assistência personalizada dos Correios na logística de envio e distribuição por meio do Exporta Fácil, conjunto de serviços que oferece facilidades para empresas e pessoas físicas que desejam exportar seus produtos de maneira mais simples.
Fonte: Mercado & Consumo