Os consumidores estão cada vez mais conscientes sobre a questão de sustentabilidade, e têm buscado por ações responsáveis por parte das empresas com as práticas de ESG (ambiental, social e governança) que impactam na forma de consumir e trabalhar. Pesquisa da Bain mostra que no varejo isso tem impacto direto, já que a maioria dos clientes considera a sustentabilidade um critério importante na hora da compra. Análise feita com cerca de 5 mil pessoas apontou que:
- 42% frequentemente compram de empresas comprometidas com o meio ambiente;
- 18% escolhem empresas baseado em critérios de produtos, mas às vezes compram de empresas comprometidas como meio ambiente;
- 17% às vezes compram de empresas comprometidas com o meio ambiente;
- 12% somente compram de empresas comprometidas com o meio ambiente;
- 10% escolhem empresas baseado em critérios de produto, como preço, qualidade, entre outros.
Os consumidores sabem claramente o significado de ações de sustentabilidade e responsabilidade social, e as consideram como elemento crítico de fidelidade do cliente, conforme medido pelo Net Promoter Score. Estes temas passam rapidamente a ser essenciais para atrair e reter talentos-chave e consumidores fiéis.
O que fica claro a partir dos dados é que conquistar esses consumidores com mentalidade ESG tem uma enorme vantagem. O levantamento da Bain mostra os principais impactos positivos do ESG: 5 a 6 vezes mais crescimento; 4 vezes aumento na penetração no mercado doméstico; 3 vezes mais lealdade do consumidor; duas vezes mais valor de marca e bilhões em acesso a novos segmentos de mercado.
A consultoria mediu os aspectos mais importantes de como as práticas de ESG têm impactado o varejo e destacou o acesso a novos investidores ou mercados (fundos), com juros mais baixos.
O levantamento mostrou também que não há um líder varejista sobre o tema, e que a sustentabilidade pode se tornar a chave para a diferenciação no setor. Além disso, a Bain destaca seis desafios de ESG que podem ser um importante diferencial. São eles:
1. Desperdício: Eliminação segura, reciclagem, reutilização ou recuperação de materiais;
2. Emissões: Reduzindo e compensando emissões, contribuindo para o efeito estufa;
3. Saúde: impacto positivo dos produtos e serviços nos clientes; formulações responsáveis
4. trabalho digno: definições de padrões de contratação para empregados diretos e fornecedores, respeitando direitos humanos e com salários justos;
5. Diversidade e inclusão: Práticas e cultura que promovam a diversidade dentro da empresa e além de suas fronteiras;
6. Fornecimento: práticas justas para fornecedores em toda a cadeia.
Fonte: S.A Varejo