O petróleo acelerou os ganhos nos últimos minutos de negócios e opera perto das máximas intradiárias, movimento que ocorre mesmo apesar da alta inesperada nos estoques semanais da commodity nos Estados Unidos.
Por volta de 13h, o Brent para setembro subia 4,22%, aos US$ 72,27 o barril, na ICE, em Londres, enquanto o WTI para o mesmo mês tinha ganhos de 4,67%, aos US$ 70,33 na Bolsa de Mercadorias de Nova York (Nymex).
Os estoques de petróleo nos EUA subiram o equivalente a 2,107 milhões de barris na semana no dia 16 de julho, a 439,687 milhões, segundo dados com ajuste sazonal divulgados hoje pelo Departamento de Energia (DoE, na sigla em inglês). A expectativa de consenso, em levantamento do "The Wall Street Journal" junto a analistas era de queda de 1,5 milhão de barris na semana passada.
Mesmo assim, analistas apontam que a queda nos estoques no centro de distribuição em Cushing, Oklahoma, que recuaram em 1,347 milhão de barris no período, deu força aos preços do petróleo. Totalizando cerca de 36,7 milhões de barris, os estoques no centro de armazenamento estão nos menores níveis desde janeiro de 2020, segundo os dados oficiais.
Fonte: Valor Investe